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Dia de Finados deve manter aquecido o mercado de flores no Brasil; veja os números

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Dia de Finados representa 3% do faturamento anual do setor de floricultura nacional  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 28/10/2023, às 11h29 - Atualizado às 11h32   Cadastrado por Verônica Macêdo


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Dia de Finados deve manter aquecido o mercado de flores no Brasil, apesar de a tradição de homenagear os mortos estar perdendo força a cada ano. No entanto, a data ainda representa 3% do faturamento anual do setor de floricultura nacional.

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O PIB  - Produto Interno Bruto do setor está previsto para cerca de R$ 20,2 bilhões em 2023, o que significa, aproximadamente, algo em torno de R$ 606 milhões, considerando desde a produção até a comercialização final.

O otimismo vem da procura antecipada por produtos mais tradicionais nesta época, como os vasos de crisântemos - que representam até 50% das vendas em Finados -, kalanchoes, antúrios e sunpatiens, entre outros.

Vale lembrar que os produtos plantados são os mais comercializados diante da proibição de colocação de flores cortadas em recipientes com água nos cemitérios, visando a prevenção da dengue.

Além disso, o consumidor também considera, quando da escolha das flores, a beleza, a durabilidade e a resistência ao calor, atributos dessas espécies, quando plantadas em vaso, e a facilidade de manutenção.

Mercado

De acordo com os mais recentes levantamentos do Ibraflor/Cepea (2023), estima-se que a cadeia produtiva brasileira de flores e plantas ornamentais tenha movimentado, no ano de 2022, valores globais da ordem de R$ 18,4 bilhões, nos quais o setor produtivo contribuiu com R$ 3,4 bilhões.

“Estimamos crescimento entre 8 e 10% para 2023, mantendo a média dos últimos anos. A região de Holambra, no interior de São Paulo, que cresce sempre um pouco acima da média nacional, deve alcançar cerca de 12% de crescimento”, analisa William José de Wit, presidente do Ibraflor - Instituto Brasileiro de Floricultura.

Hoje, segundo a pesquisa, o consumo per capita de flores no Brasil é de R$ 90,64. “Estamos entre os 15 maiores consumidores de flores do mundo e temos chance de avançar neste ranking. A floricultura nacional está crescendo e melhorando gradativamente, embora os desafios continuam sendo muito grandes. Somente a união dos diversos elos poderá fazer com que o maior destes desafios - o aumento do consumo de flores e plantas no Brasil - se concretize. Isso seria fundamental para que a evolução acontecesse de forma mais ágil e efetiva. A estruturação do setor é, hoje, a nossa maior meta”, considera William de Wit.

De acordo com ele, as datas comemorativas sempre têm um peso significativo nas vendas de flores e plantas ornamentais. Juntas podem representar ate 57% do faturamento anual do setor: Dia das Mães (18%), Natal (12%), Dia dos Namorados (9%), Dia Internacional da Mulher (8%), Ano Novo (5%), Finados (3%) e Páscoa (2%).

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