BNews Agro

Recuperação de florestas pode gerar mais de cinco milhões de empregos: entenda

Divulgação  / Ascom - Patrícia Pinheiro
Estudo revela potencial de trabalho para dinamizar recuperação de florestas no país  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Ascom - Patrícia Pinheiro

Publicado em 28/10/2023, às 10h12 - Atualizado às 10h18   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

Para cumprir a meta de recuperar 12 milhões de hectares de florestas, assumida no Acordo de Paris, o Brasil precisa de mão de obra para atuar na implementação e no manejo das áreas, bem como na produção de 10,5 bilhões de mudas. Juntas, essas frentes podem gerar 5,2 milhões de novos empregos, como mostra a publicação “Mais de 5 milhões de empregos: os bons frutos da recuperação florestal“, do Instituto Escolhas.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

O texto traz um novo recorte do estudo “Os bons fru­tos da recuperação florestal: do investimento aos benefícios”, também recém-lançado pela organização.

“Ao investir na recuperação florestal de forma estratégica, o país tem a oportunidade de criar soluções ambientais e sociais, considerando que essa atividade demanda mão de obra intensiva e, ao mesmo tempo, oferece possibilidades para segmentos vulneráveis ao desemprego”, afirma Patricia Pinheiro, gerente de projetos do Escolhas.

Ela destaca o exemplo das American Climate Corps como uma possível referência para a criação e implementação de uma estratégica brasileira. “Nessa iniciativa, o governo dos Estados Unidos está criando frentes de treinamento em atividades de conservação florestal e fontes renováveis de energia, com a intenção de direcionar grandes contingentes para as vagas que começam a surgir em atividades econômicas baseadas na natureza”, explica Pinheiro.

“O Brasil tem um gigantesco potencial de geração de empregos nessas mesmas áreas. Cabe ao governo criar caminhos para a formação e qualificação da mão de obra necessária para impulsionar a economia da floresta” defende.

Segundo a publicação, 2,5 milhões de empregos podem ser gerados na fase de implementação dos projetos de restauração apresentados no estudo. Outras 390 mil vagas podem ser criadas para produzir e manejar o enorme montante de mudas que serão requisitadas para a recuperação dos 12 milhões de hectares. Mais 2,3 milhões de empregos podem ser gerados no manejo contínuo de 1,02 milhão de hectares de sistemas agroflorestais em propriedades da agricultura familiar.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp