Economia & Mercado

Atenção: Reprovação em bafômetro pode gerar demissão por justa causa

Divulgação / Freepik
No Pará, trabalhador foi demitido após bafômetro acusar presença de álcool no organismo  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 13/02/2024, às 12h18 - Atualizado às 12h34


FacebookTwitterWhatsApp

Agora, o cidadão que for reprovado no teste do bafômetro, pode ser demitido por justa causa do emprego. Uma juíza do Trabalho, no Pará, abriu precedente coma determinação imposta em uma sentença ajuizada na Vara do Trabalho de Redenção.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

A magistrada Alessandra Silva Meyer Maciel negou pedidos de servente de obras demitido após teste do bafômetro acusar presença de 0,19mg/l de álcool em seu organismo, conforme noticiado no site Migalhas.

Segundo a reportagem, os autos esclarecem que o trabalhador e os demais colegas foram submetidos ao teste etílico e, em seu organismo, foram identificados 0,19 mg/l de teor alcoólico, ocasionando sua dispensa por justa causa. 

“O servente, ao ajuizar ação contra a demissão por justa causa, alegou que a penalidade foi desproporcional, pois nunca sofrera advertência ou outra punição no trabalho. Pediu, então, a nulidade da demissão por justa causa e sua conversão em "sem justa causa", além do pagamento de verbas rescisórias, danos morais e retificação da carteira de trabalho. A empresa, em sua defesa, alegou que a embriaguez do trabalhador poderia ter colocado outros funcionários em risco, constituindo fato gravíssimo que ofende as "regras de ouro" da empresa”, explicou a matéria do Migalhas. 

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp