Economia & Mercado
por Vagner Ferreira e Daniel Serrano
Publicado em 15/08/2025, às 10h03 - Atualizado às 12h47
O vice-presidente de Comunicação, ESG e Relações Institucionais da Acelen, Marcelo Lyra, participou na manhã desta sexta-feira (15) do Fórum Estadual de Logística, Infraestrutura e Transportes – Bahia Export 2025. Durante o evento, ele destacou os investimentos realizados pela refinaria para reduzir o preço dos combustíveis.
“A refinaria recebeu investimentos significativos nos últimos três anos. Foram R$ 3 bilhões, com foco não apenas no aumento da produção, mas principalmente na confiabilidade operacional, melhorias ambientais e segurança. Isso permitiu reduções expressivas nas emissões, no consumo de água e energia e na geração de efluentes”, afirmou. “Com isso, garantimos uma sequência de recordes, como no diesel e na gasolina.”
Segundo Lyra, esses investimentos possibilitaram manter alto nível de produção, com capacidade atual de 302 mil barris por dia, fazendo da Acelen a segunda maior refinaria do país. “Ela é responsável por 16% a 17% do ICMS da Bahia e representa cerca de 10% do PIB estadual. Nosso objetivo é garantir o abastecimento e assegurar que a Bahia receba combustível de forma contínua”, disse.
Ele acrescentou que a Acelen abastece atualmente 80% do mercado baiano de diesel e gasolina e mais de 40% do consumo do Nordeste. “Do ponto de vista do propósito da refinaria, temos atendido às necessidades da população, competindo globalmente em preços e capacidade de fornecimento.”
Lyra também ressaltou a importância do Fórum para discutir a competitividade industrial do estado. “Aqui, temos um ambiente de alto nível, com players relevantes e investimentos já definidos e anunciados. Essa troca contribui para que esses projetos sejam implementados de forma mais competitiva para a Bahia”, concluiu.
Classificação Indicativa: Livre
som poderoso
Som perfeito
Smartwatch top
Qualidade JBL
iPhone barato