Economia & Mercado

Bahiagás planeja reduzir carbono e baratear transporte na Bahia com energia renovável

Reprodução / BNews
Além do diretor-presidente, evento reuniu ministros, executivos e especialistas para discutir desenvolvimento da Bahia  |   Bnews - Divulgação Reprodução / BNews
Vagner Ferreira e DanielSerrano

por Vagner Ferreira e DanielSerrano

Publicado em 15/08/2025, às 11h42 - Atualizado às 13h01



O diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza, participou do Fórum Estadual de Logística, Infraestrutura e Transportes – Bahia Export 2025, na manhã desta sexta-feira (15), na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). O evento reuniu ministros, executivos e especialistas para discutir soluções, propor parcerias e abrir novas rotas para o desenvolvimento da Bahia.

Gavazza destacou a expansão do atendimento da Bahiagás. “A Bahiagás é uma empresa que garante energia. Ela monta a infraestrutura para fornecer gás natural e combustíveis fósseis e, desde sempre, atua na transição energética, substituindo fósseis mais poluentes por energias renováveis, com foco na redução das emissões de carbono”, afirmou.

Segundo o diretor-presidente, a parceria com o Mercado Livre evitou a emissão de 1,4 mil toneladas de carbono por ano, o que equivale ao plantio de 9 milhões de árvores em um ano.

Gavazza também apresentou o programa de transição energética da Bahia, que visa impulsionar a produção de energias renováveis no estado. “Dialogar com o setor de logística é ouvir o setor sobre a recuperação de rodovias estratégicas, desenvolver hidrovias e restaurar ferrovias alimentadas por gás natural. Isso tornará o transporte mais econômico, inclusive barateando os fretes”, explicou.

A Bahiagás mira ainda setores como mineração e agronegócio, fundamentais para a economia baiana. “Na mineração, estamos avançando em projetos que deverão ser concluídos nos próximos anos, com os dois primeiros trechos atendendo Jequié e Maracás. No agronegócio, abrimos chamada pública para captação de propostas de produção de biometano, renovando o gás natural”, disse.

Por fim, Gavazza destacou que o objetivo central é possuir uma matriz energética com menor emissão de carbono entre os países do G20. “Não temos nada a dever às outras economias. A transição energética e a redução de carbono também são medidas essenciais para enfrentar os efeitos climáticos que prejudicam todas as nações, inclusive o Brasil. O governo brasileiro está se preparando decisivamente para isso”, concluiu.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no YouTube!

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)