Economia & Mercado

Bamin: Vale argumenta que números para compra de empresa são desanimadores; BNDES pode ser a alternativa

Reprodução
O encontro ocorreu na última quarta-feira (07)  |   Bnews - Divulgação Reprodução
Redação Bnews

por Redação Bnews

redacao@bnews.com.br

Publicado em 15/05/2025, às 23h05



Representantes da Vale e da Cedro Mineração, de Lulas Kallas, se reuniram para discutir uma possível sociedade para a compra da mineradora Bamin Mineração, que possui a concessão do trecho 1 da FIOL – Ferrovia Oeste Leste. O encontro ocorreu na última quarta-feira (07).

Endividada, a empresa precisa de investimentos altíssimos, estimados US$ 5,5 bilhões, para dar seguimento aos projeto. A compra da empresa pela Vale é uma saída estimulada pelo governo da Bahia, segundo o Bahia Econômica.

No entanto, na reunião, a área técnica da Vale mostrou números desanimadores para o negócio, sob o ponto de vista da mineradora.

Segundo a publicação, dados extraoficiais dão conta que uma alternativa para a realização do negócio seria a entrada do BNDES como sócio, através BNDESPar - que dividiria com Vale e Cedro o controle da empresa. Mas, para isso, o banco estatal teria de entrar com participação maior que os 20% incialmente proposta pelo governo.

No entanto, ainda há resistências na Vale, mas os ministros Alexandre Silveira e Rui Costa têm pressionado a mineradora.

O projeto está em avaliação diretoria de Mercado de Capitais do Banco. Nesse modelo, a empresa seria uma joint venture e teria uma gestão operacional independente.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)