Economia & Mercado
Representantes da Vale e da Cedro Mineração, de Lulas Kallas, se reuniram para discutir uma possível sociedade para a compra da mineradora Bamin Mineração, que possui a concessão do trecho 1 da FIOL – Ferrovia Oeste Leste. O encontro ocorreu na última quarta-feira (07).
Endividada, a empresa precisa de investimentos altíssimos, estimados US$ 5,5 bilhões, para dar seguimento aos projeto. A compra da empresa pela Vale é uma saída estimulada pelo governo da Bahia, segundo o Bahia Econômica.
No entanto, na reunião, a área técnica da Vale mostrou números desanimadores para o negócio, sob o ponto de vista da mineradora.
Segundo a publicação, dados extraoficiais dão conta que uma alternativa para a realização do negócio seria a entrada do BNDES como sócio, através BNDESPar - que dividiria com Vale e Cedro o controle da empresa. Mas, para isso, o banco estatal teria de entrar com participação maior que os 20% incialmente proposta pelo governo.
No entanto, ainda há resistências na Vale, mas os ministros Alexandre Silveira e Rui Costa têm pressionado a mineradora.
O projeto está em avaliação diretoria de Mercado de Capitais do Banco. Nesse modelo, a empresa seria uma joint venture e teria uma gestão operacional independente.
Classificação Indicativa: Livre
Cupom de lançamento
Qualidade Stanley
Imperdível
Super desconto
Café perfeito