Economia & Mercado

Banco Central informa que economia brasileira cresce 0,43% no 2º trimestre

Reprodução Pixabay
O resultado positivo surge após o índice abrir o trimestre com o melhor desempenho desde dezembro  |   Bnews - Divulgação Reprodução Pixabay

Publicado em 14/08/2023, às 13h36   Cadastrada por Catarina Alcantara


FacebookTwitterWhatsApp

A economia brasileira transformou a queda em crescimento no último mês. Segundo o Índice de Atividade Econômica, do Banco Central, em maio, o país fechou o segundo trimestre em alta de 0,43%, conforme mostram dados revelados nesta segunda-feira (14). 

Em junho, o indicador, conhecido por representar uma prévia do Produto Interno Bruto, avançou 0,63%. A alta supera a forte desaceleração apurada no mês anterior e faz o IBC-Br fechar o segundo trimestre com 146,65 pontos livre de influências.

Desde dezembro de 2013, o país não experimentava um crescimento como este.  Os dados do IBC-Br são coletados de uma base similar à do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, órgão responsável pelo indicador oficial sobre o crescimento econômico. No primeiro trimestre, quando a economia brasileira avançou 1,9%, a prévia do BC indicava um avanço de 2,4% no mesmo período. 

O dado oficial, referente ao Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, será divulgado no dia 1º de setembro e deve confirmar a desaceleração da economia em relação ao crescimento apurado nos três primeiros meses deste ano, quando a agropecuária disparou 21,6% e puxou a alta do PIB.

Entre os meses de junho de 2023 e de 2022, o crescimento foi de 2,1% sem ajustes sazonais. Já no acumulado dos últimos 12 meses, a taxa corresponde a um avanço de 3,35% da atividade econômica nacional. No acumulado do primeiro semestre de 2023, a alta foi de 3,42%.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp