Economia & Mercado

Banco Central mantém taxa Selic em 13,75%

Marcello Casal Jr./Agência Brasil
A decisão de manter a taxa Selic no nível atual já era esperada pelo mercado em razão da queda da inflação no país  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Publicado em 26/10/2022, às 19h47   Cadastrado por Daniel Brito



O Banco Central decidiu manter nesta quarta-feira (26) a taxa básica de juros, a Selic, em 13,75% ao ano, após reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). A decisão já era esperada pelo mercado em razão da queda da inflação no país e de poucas alterações no cenário internacional.

Entretanto, o BC alertou que permanecerá alerta sobre à eficácia da manutenção dos juros mais elevados por período prolongado para o controle da inflação e disse que não "hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso o processo de desinflação não transcorra como esperado".

"O Comitê avalia que a conjuntura, ainda particularmente incerta e volátil, requer serenidade na avaliação dos riscos", escreveu em nota.

Foram considerados como fatores de risco para elevação da inflação a persistência das pressões inflacionárias globais, a incerteza sobre o futuro da política fiscal do país e um hiato do produto mais estreito. Já sobre os fatores que podem baixá-la, estão uma queda adicional dos preços das commodities internacionais, a desaceleração da atividade econômica global mais acentuada e a manutenção dos cortes de impostos projetados para serem revertidos no próximo ano.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp