Economia & Mercado

Black Friday: 450 mil vagas temporárias estão previstas para serem abertas nos últimos meses deste ano; saiba mais

Divulgação / Pixabay
Dados sobre índice de vagas temporárias são da Associação Brasileira do Trabalho Temporário  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Pixabay

Publicado em 11/11/2024, às 11h43   Publicado por Vagner Ferreira



Dados da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM) aponta a previsão de 450 mil novas vagas de trabalho temporário nos meses de outubro, novembro e dezembro pelo Brasil, para contemplar o varejo no período da Black Friday e das festas de final de ano, como Natal e Reveillon. 

De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), divulgada por reportagem do G1, o setor de comércio e serviço deve conter cerca de 30% das novas vagas. 

A alta pode ser vista em análise feita no mês de setembro deste ano pelo site de empregos ‘Indeed’, na qual, houve um aumento de 45% nas ofertas de emprego associadas as vagas temporárias. Os setores com maiores demandas foram o de saúde, logística e vendas. 

A reportagem destacou alguns pontos a serem analisados durante a candidatura. Um desses foi a elaboração de um currículo específico, sendo direto e claro nas informações, com experiências profissionais e habilidades relacionadas à vaga, além de disponibilidade, flexibilidade e referências.

Para quem não possui experiência profissional, o recomendado é destacar o nível de formação, além de cursos ou atividades extracurriculares que possam contribuir para a vaga a ser exercida. Assim, é aconselhado que o candidato invista em voluntariados, cursos gratuitos e participação em grupos de esportes ou de estudos, além de networkings, que podem mostrar compromisso e engajamento.  

As vagas podem ser encontradas em agências temporárias e em perfis virtuais como Infojobs, LinkedIn, Indeed, Catho, Vagas.com, e Glassdoor. Ao ser selecionado, o candidato deve conhecer a empresa e a vaga, mostrar adaptabilidade e agilidade, pontualidade, flexibilidade, fazer perguntas interessantes etc.

Das empresas que estão contratando trabalhadores temporários para o final de 2024, estão: Shopee, Pernambucanas, Grupo Azzas 2154, Randstad, Americanas, Coca-Cola, WE CAN BR e Grupo Habitasul. As inscrições dependem do critério de cada edital. Na maior parte, são feitas através dos sites ou das lojas físicas.

Dentre os direitos trabalhistas de vagas temporárias, estão:

Remuneração, respeitando a igualdade salarial;

Jornada de oito horas diárias (40 horas semanais);

Pagamento de horas extras (que não excedam duas horas diárias);

Repouso semanal remunerado;

Pagamento de adicional noturno, insalubridade e periculosidade, caso necessário;

Recebimento de férias proporcionais ao período trabalhado;

Indenização se dispensado fora do tempo previsto no contrato, sem justa causa;

Seguro contra acidente de trabalho, bem como proteção previdenciária;

Recepção do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) em conta vinculada;

13º salário proporcional ao período trabalhado.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp