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Black Friday: Saiba se consumidor pode ser assegurado em casos de golpes e fraudes

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Seguradoras tem critérios específicos para consumidores em casos de coberturas; entenda  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik

Publicado em 26/11/2024, às 06h30   Publicado por Vagner Ferreira



Com a proximidade da Black Friday, os alertas para evitar golpes e fraudes, sobretudo no ambiente virtual, vão se intensificando. De acordo com estudo da Branddi, foram criados mais de mil sites fakes em referência às marcas McDonald's, Nike, Amazon e Mercado Livre. Segundo reportagem de o site InfoMoney existem seguros de proteção aos consumidores que forem lesados durante o período promocional.

De acordo com a matéria, o diretor de operações massificadas da corretora de seguros Alper, Paulo Davidoff, explica que os clientes podem ser assegurados, mas que os critérios dependem de cada seguradora.

Na Alper, em casos de perda, roubo ou furto de cartão, a pessoa que foi prejudicada deve comunicar a operação em até 72h após o ocorrido para que a cobertura seja validada. O seguro, no entanto, não é permitido para cartões que não estão em posse física do beneficiário do seguro ou em trânsito, clonagem e fraude eletrônica.

A Alper cobre também Pix ou TED feitos mediante ameaça ou devido ao furto do celular, com prazo até o limite da cobertura e o cartão precisa estar em nome do beneficiário. Em casos em que o próprio consumidor cai em golpes ou fraudes, Davidoff conta que, geralmente, o seguro não cobre.

“Não se enquadra em casos de golpes digitais nos quais o próprio consumidor operacionalizou uma compra indevida, sendo enganado por uma golpista, por exemplo. Nesses casos, cabe recorrer ao banco para cancelar ou tentar ser ressarcido da operação”, disse.

Os tipos de situações que não são cobertas: golpes por meio de links falsos de redes de varejos; central telefônica de bancos e contatos por WhatsApp também falsos; e violação de senhas.

Davidoff esclarece aunda que há diferentes tipos de bolsas, como a ‘Bolsa Protegida’ ou o ‘Seguro Pix’, mas que ambas podem se complementar. 

Um outro exemplo é o Porto Seguro, que conta com cobertura para celular, evitando que transações financeiras sejam feitas por terceiros, buscando, assim, garantir proteção ao usuário. Cartões de débito e crédito cadastrados em carteiras digitais, além de pix e pagamento de boletos também são assegurados.

Os seguros custam cerca de R$ 5 a R$ 7 mensais, com coberturas entre R$ 3 mil e R$ 5 mil, variando por seguradora.

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