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Black Friday: Saiba o que movimentou o mercado durante data promocional

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Consumidores brasileiros fizeram mais pedidos durante a Black Friday deste ano, aponta pesquisa  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik

Publicado em 30/11/2024, às 11h04   Publicado por Vagner Ferreira



Os consumidores brasileiros fizeram mais pedidos durante a Black Friday deste ano, conforme informações da plataforma de análise de dados Nielseniq Ebit. 

Entre 0h às 12h, o índice registrado foi de 34,8% em relação à data promocional do ano passado. No entanto, em relação ao volume de compras, o  aumento foi de apenas 3,6%, se configurando como o segundo ano de queda, quando comparado a 2022, em que as pessoas estavam em isolamento social, devido a pandemia da covid-19.

De acordo com informações do portal Valor Econômico, os itens mais consumidos foram relacionados a comida, bebida, cosméticos e outros itens de cuidado pessoal, assim, deixando produtos de eletrodomésticos e eletrônicos para trás.

A responsável pelo painel de dados de e-commerce da empresa, Andrea Stoll, avaliou que o índice reflete muito o fato do período promocional ter se expandido por todo o mês de novembro. "Entre os destaques, as categorias de perfumaria e cosméticos continuam liderando, mas itens alimentícios, como azeites, e suplementos também apresentam performance consistente", disse.

Já em análise feita pelo Itaú, com base nas transações presenciais ou onlines das maquininhas da rede, a compra de alimentos teve aumento de 151%, em relação a 2023. A pesquisa apontou também que o setor de vestuários, incluindo os calçados, iniciou com queda e registrou a pior performance nas vendas. Em contrapartida, houve aumento em gastos com educação (livros), com 108%, e em saúde (itens de cuidado pessoal), com 26%. 

Em relação às promoções, os destaques ficaram para moda masculina, informática e eletrônicos, segundo a Promobit.

Nas primeiras 18 horas, a sexta-feira registrou 4.900 tentativas de fraude no comércio eletrônico impedidas pela plataforma Clearsale, registrando um recuo de 25% em relação ao mesmo período de 2023. Os maiores anúncios falsos foram relacionados a instrumentos musicais (2,48%), jogos (2,09%), produtos de informática (1,26%), smartphones (1,09%) e acessórios eletrônicos (1,08%).

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Classificação Indicativa: Livre

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