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Black Friday: saiba quais são os cuidados que os consumidores devem ter

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Supervisor do Procon – Ba dá dicas sobre cuidados essenciais na Black Friday  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik

Publicado em 24/11/2023, às 05h00   Cadastrado por Verônica Macêdo


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É preciso ter prudência  durante a Black Friday para não comprometer o orçamento doméstico às vésperas das festas de final de ano é a primeira orientação dada pelo supervisor do Procon-Ba, Iratan Vilas Boas.

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“Durante o maior evento promocional do ano, as pessoas se empolgam e chegam a dormir nas intermináveis filas em frente aos shoppings centers para garantir compras de produtos que muitas vezes. Grande parte desses consumidores nem sabe o que deseja comprar até as lojas abrirem”, explica Vilas Boas.

O supervisor do Procon na Bahia, em entrevista ao BNews, deu dicas valiosas para os consumidores. As orientações do especialista são para evitar golpes ou, caso eles ocorram, para que as vítimas possam saber garantir os direitos estabelecidos na legislação brasileira.

Além da prudência, as pessoas devem sempre antes de qualquer evento promocional,como a Black Friday, fazer pesquisas prévias. Segundo Iratan, para quem não fez essa análise anterior, mesmo na hora da compra tenda cuidado, paciência e pesquise se o preço exposto no produto equivale a uma promoção verdadeira.

“Para isso, basta pesquisar na própria internet, através do celular, o preço normal do item desejado, praticado no mercado. Veja o valor médio em empresas diferentes, aí a pessoa poderá comparar com o da Black Friday e constatar se é uma promoção falsa ou não”, esclarece Vilas Boas.

Confira abaixo mais orientações do supervisor do Procon-Ba.

- Para as compras virtuais, recomenda-se que os consumidores identifiquem o fornecedor através do endereço físico e do número do CNPJ, que pode ser conferido no site da Receita Federal, onde pode ser consultado o cadastro de Pessoa Jurídica com todas as informações da empresa.

- Este cuidado deve ser estendido para as redes sociais, pois muita gente compra através do Instagram, por exemplo. A Lei de Comércio Eletrônico determina que todo fornecedor que comercializa na internet coloque o endereço fixo e o CNPJ  em sua página, em local visível.

- Tenha cuidado com os boletos, conferindo se possuem os dados corretos dos credores.

- Ao fazer pagamentos por PIX, confira se o recebedor é pessoa jurídica e não física com informações correspondentes à empresa fornecedora do produto.

- Exija a nota fiscal na hora e não aceite recebê-la posteriormente por e-mail.

- Guarde contratos, comprovantes de pagamento, cards de ofertas e prints das conversas online.

- Utilize, preferencialmente, cartões de crédito virtuais, pois guardam as informações temporariamente e, assim, evitam a exposição de dados do comprador.

- A dica de agora vale principalmente para os idosos: a contratação de garantias estendidas não é obrigatória. O vendedor não pode condicionar redução do valor do objeto a esse tipo de contratação. Venda casada é opção do consumidor.

- No comércio eletrônico é muito comum o consumidor não receber o item ou a loja não enviar no prazo acordado, o que configura descumprimento do acordo. Nesse caso, com os documentos de identificação e os comprovantes sinalizados acima, o reclamante pode acionar o Procon para garantir seus direitos de ressarcimento.

- Vale pontuar também que, nas compras virtuais,o consumidor tem o direito de desistir da aquisição do produto no prazo de até sete dias, contado a partir do recebimento do produto. Mas, nas lojas físicas, a Justiça não garante esse direito de desistência. Por isso, é recomendado que se observe a política de trocas de cada loja, pois as empresas possuem liberalidade para estabelecer suas próprias exigências, nesse caso.

- Antes de efetuar uma compra, consulte a reputação do fornecedor no Reclame Aqui , no consumidor.gov.br e nos sites dos Procons nacionais.

Iratan Vilas Boas salienta que o Procon – Ba está disponível para atender os consumidores antes, durante e depois da Black Friday e o meio mais rápido e fácil de se fazer as denúncias é através do aplicativo Procon Mobile, mas os postos do órgãos estão espalhados na maioria dos shoppings da capital e do interior da Bahia.

“As denúncias que são notificadas no Procon-Ba soa registradas na mesma hora. Ou seja, o fornecedor é notificado instantaneamente, por meio do sistema da ‘Carta Eletrônica’, e tem até dez dias para responder. Este é um tempo recorde em comparação com o resto do país e 80% dos casos são solucionados”, afirma Iratan.

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