Economia & Mercado

BNews ESG: Lego vai pagar até 70% mais por plástico renovável usado em brinquedos

Divulgação
CEO da Lego diz que empresa corre para cumprir metas de sustentabilidade  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Rafael Albuquerque

por Rafael Albuquerque

[email protected]

Publicado em 18/03/2024, às 15h18


FacebookTwitterWhatsApp

O responsável pela Lego está em diálogo permanente com produtores da matéria-prima numa corrida para cumprir as metas de sustentabilidade. A medida é uma forma de confrontar a escassez de plástico renovável para os seus blocos de brincar coloridos.

Se inscreva no canal do BNews no Youtube!

A empresa iniciou negociações diretas com os fabricantes para convencê-los a investir em mais capacidade de produção e está comprando resina renovável a preços que chegam a custar 70% mais, segundo o CEO Niels B. Christiansen.

A Lego, informa a Folha, quer encontrar uma forma de cumprir a sua promessa de utilizar materiais sustentáveis ​​nos seus blocos de construção de plástico até 2032 e tornar-se neutra em carbono em 2050.

“Agora decidimos fazer um esforço real para influenciar a indústria e acelerar o ritmo deste desenvolvimento”, disse o CEO numa entrevista.

“Hoje não há material suficiente no mercado, mas às vezes as coisas só acontecem quando grandes players como nós começam a pagar mais pelos materiais.”

A empresa sofreu um revés no ano passado, quando teve de abandonar o que tinha sido um protótipo de material promissor – feito de garrafa de plástico reciclável – porque se descobriu que não reduziria as emissões globais de CO2.

“Tivemos que abandonar a ideia de que poderíamos encontrar algo no mercado, um novo material sustentável, que resolvesse todos os problemas”, disse o CEO. “O que aprendemos até agora é que isso é muito, muito mais difícil do que esperávamos.”

Investimentos

A Lego reservou US$ 1,4 bilhão nos quatro anos até 2025 para melhorar a sustentabilidade. Christensen disse que não repassará os custos mais elevados aos clientes, prometendo que os preços dos conjuntos de brinquedos não aumentarão devido ao plástico renovável, mais caro, que custa de 30% a 70% a mais. Mesmo que a oferta de plástico renovável cresça, os preços permanecerão elevados durante anos, disse o CEO, porque a procura também continuará a crescer rapidamente.

“Provavelmente pensamos que seria mais fácil fazer isso, mas é uma mudança gigantesca para uma cadeia de fornecimento de produtos químicos com fornecedores e subfornecedores”, disse ele.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp