Economia & Mercado

BNews Mineração: Vendas de cimento atingem seis milhões de toneladas em agosto

Pixabay
De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (Snic), o crescimento foi de 1,4% comparado a agosto de 2022  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 19/09/2023, às 16h38   Cadastrado por Beatriz Araújo



O Brasil registrou um total de seis milhões de toneladas de cimento vendidas em agosto de 2023, o que representa uma ligeira alta, com o crescimento de 1,4% em relação ao mesmo mês de 2022, conforme dados divulgados pelo Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (Snic). Por outro lado, no acumulado de janeiro a agosto, os números permaneceram negativos, com o total de 41,7 milhões de toneladas vendidas, 1,3% a menos comparado ao mesmo período do ano passado.

Quando analisado o despacho do insumo por dia útil, é possível notar um aumento de 1,8% sobre agosto de 2022, o que significa que este ano foram vendidas 238,9 mil toneladas por dia no mês de agosto. Ainda segundo o Snic, vendas de materiais de construção, particularmente do cimento, vêm sendo impactadas pela menor renda da população, elevadas taxas de juros e alto endividamento das famílias.

No que se refere à confiança do consumidor, houve pelo quarto mês consecutivo uma sensível melhora, o maior nível desde 2014. Os resultados refletem o processo de recuperação do quadro macroeconômico, do mercado de trabalho e os resultados iniciais do Programa Desenrola, destinado à quitação de dívidas. Apesar de ser o quarto mês positivo, o índice ainda está abaixo do nível considerado como neutro.

Outro dado que registrou aumento foi confiança da construção, que atingiu o seu maior índice desde 2022. O segmento Preparação de Terrenos é o que está mais confiante, fato que representa um importante indicador antecedente do início de novas obras.

Para o presidente do Snic, Paulo Camillo Penna, a implementação de projetos de infraestrutura com ênfase em logística, saneamento e habitação poderá reverter a performance negativa da indústria do cimento registrada até agosto. “Nossa expectativa é que se confirme a sazonalidade positiva nas vendas do setor no segundo semestre”, afirmou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp