Economia & Mercado

Brasil registra, em 2023, aumento de 246% nas solicitações de mudança de gênero em cartórios

Divulgação / Freepik
Cerca de quatro mil brasileiros solicitaram mudança de gênero nos cartórios, em 2023  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 26/12/2023, às 09h10 - Atualizado às 09h12


FacebookTwitterWhatsApp

Em 2018, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu que a mudança de gênero cartorial pode ser realizada sem a necessidade de autorização judicial ou de cirurgia de redesignação de sexo. Desde então, houve um aumento de 246% nas solicitações de alteração nos registros civis, relacionadas à questão.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Este ano, os cartórios brasileiros sinalizaram que 3.908 pessoas fizeram a troca, com destaque para o fato de que 94% delas também se rebatizaram com novos nomes, segundo reportagem da Folha de São Paulo.

Ainda de acordo com a matéria do jornal, os cartórios computaram, até o último dia 10, 227 registros de mudança de gênero em que os cidadãos optaram por preservar o nome que receberam no momento de seu nascimento.

"Estamos falando da dignidade da pessoa humana, da vida privada, da intimidade e de direitos iguais", afirma, na reportagem, o presidente da Arpen-Brasil, Gustavo Fiscarelli, ao falar sobre o acesso facilitado à mudança de gênero nos registros, viabilizada após a decisão do STF em 2018.

O presidente da Arpen-Brasil destacou também para o jornal que o procedimento de troca de nome é realizado de forma extrajudicial e célere, podendo ser concluído dentro de um mesmo dia, a depender do cartório.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp