Economia & Mercado

Brasil tem menor nível de incerteza econômica desde 2017, aponta FGV

CNI/Miguel Ângelo
O resultado foi puxado pela queda da inflação e divulgado pela FGV  |   Bnews - Divulgação CNI/Miguel Ângelo

Publicado em 31/07/2023, às 14h34   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

O nível de incerteza da economia do Brasil atingiu o menor nível desde novembro de 2017. É o que aponta o Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br), divulgado nesta segunda-feira (31), pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre). As informações são da Agência Brasil.

O IIE-Br registrou queda de 4,12 pontos em julho, atingindo 103,5 pontos. Em novembro de 2017, o índice estava em 103,21. Nos últimos quatro meses, o indicador acumula um recuo de 13,2 pontos.
Esse indicador é uma média ponderada de dois componentes: o IIE-Br Mídia, baseado na frequência de notícias com menção à incerteza nos principais jornais do país; e o IIE-Br Expectativa, obtido a partir de previsões do mercado financeiro para a taxa de câmbio, juros e inflação.

“Enquanto nos três meses anteriores a queda do IIE-Br havia sido determinada exclusivamente pelo componente de mídia, em julho o resultado é influenciado também pelo componente de expectativas. Com a desaceleração da inflação ficando mais clara, observa-se redução da heterogeneidade nas previsões de 12 meses tanto para o IPCA [considerado a inflação oficial do país] quanto para a [taxa] Selic”, explica Anna Carolina Gouveia, economista da FGV IBRE.

Em julho, o componente de Mídia caiu 2,6 pontos, menor nível desde fevereiro de 2015. Já o componente de Expectativas recuou 8,2 pontos. O termômetro usado pelo IIE-Br para medir a expectativa do mercado é o Boletim Focus, divulgado semanalmente pelo Banco Central. A edição desta segunda-feira traz expectativa de queda da inflação e da taxa Selic, a taxa básica de juros da economia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp