Economia & Mercado

Buscas por ovos e produtos de Páscoa na internet impressionam; entenda por que

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Veja quais são os produtos da Páscoa mais procurados pelos consumidores  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Mario Rodrigues
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

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Publicado em 27/03/2024, às 06h00


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Com o fim de fevereiro e a presença de uma Páscoa antecipada, que, em 2024, acontecerá no final de março, os brasileiros já estão, há muito tempo, à procura dos tão desejados ovos de chocolate. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a projeção de consumo para a data deve crescer de 13% a 15% em volume este ano, na comparação com 2023.

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Mas, entre a grande variedade de produtos oferecidos, quais são as exigências dos consumidores? Para entender essa preferência, a Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online, produziu um estudo com as principais pesquisas feitas na internet sobre o tema. 

Segundo o levantamento, o termo Páscoa foi pesquisado 165 mil vezes em janeiro de 2024, um aumento de 50% em comparação com o mesmo período de 2023 e 82,3% em comparação com 2022. Entre os produtos mais pesquisados, "ovo de Páscoa de colher" liderou o ranking, com 12.1 mil buscas, seguido de ovo de Páscoa infantil (5.4 mil), trufado (3.6 mil) e caseiro (3.6 mil). 

Já em março e abril de 2023, o mesmo termo foi pesquisado 4.48 milhões de vezes, um crescimento de 5.66% em comparação com o mesmo período de 2022.  Entre os produtos mais pesquisados, “ovo de Páscoa infantil” liderou o ranking, com 447 mil buscas durante os dois meses do último ano, seguido de “ovo de Páscoa de colher” (275 mil) e “ovo de Páscoa trufado” (101 mil). 

Além disso, a Semrush analisou as marcas que mais atraem os brasileiros quando o assunto é ovo de Páscoa. Neste quesito, a Cacau Show saiu na frente e contou com mais de 1.64 milhões de buscas na internet em março e abril de 2023, o que também a fez atingir o pico mensal de visitas do seu e-commerce em 2023. 

Apenas em março, foram mais de 5.9 milhões de acessos, sendo que a média mensal do ano foi de 2.6 milhões. Em abril, a marca registrou 5.1 milhões de visitantes, somando mais de 11 milhões de acessos nesses dois meses. 

Tendências de 2024

Os produtos presenteáveis estão cada vez mais em alta para o período da Páscoa. O consumidor está buscando outras opções, além dos ovos de Páscoa.

“Chocolates finos, cestas prontas, kits de culinária, arranjos de flores, além de tortas, bolos e colombas pascais. Para a criança, as opções de brinquedos são sempre mais atrativas”, comenta Antônio Sá, especialista em varejo e sócio fundador da Amicci.

Para ele, é importante que os varejistas fiquem atentos ao tamanho do desembolso, já que clientes podem buscar presentes com valores menores ou até soluções rápidas para satisfazer a necessidade mais imediata da criançada.

Com a inflação dos últimos anos, o consumidor sentiu o impacto no bolso e responde bem a opções que cabem no bolso com preços que respeitam um limite psicológico, tais como: 9,90; 19,90, entre outros. “Com isso, é interessante, inclusive, separar esses produtos na loja por faixa de preço”, aconselha Sá.

Segundo Renato Saghi, Diretor Comercial da Daki, aplicativo de mercado e essenciais sob demanda, que nesta Páscoa se uniu à renomada chef pâtisserie Carole Crema para lançar, pelo terceiro ano consecutivo, ovos de chocolate de sua marca própria com sabores exclusivos por apenas R$69,90, “a chegada da Páscoa é aguardada não apenas pelos consumidores ávidos por chocolate, mas também pelo setor varejista, que vê nessa data uma oportunidade de impulsionar as vendas. A nossa expectativa é que os ovos sejam vendidos antes mesmo do domingo Pascal, como aconteceu nos dois últimos anos, dobrando as vendas de ovos frente à Páscoa de 2023.”, comenta.

Confira a lista completa com dados do estudo (março e abril de 2023):

Ovo de Páscoa Infantil - 447 mil.

Ovo de Páscoa de Colher - 275 mil.

Ovo de Páscoa Trufado - 101 mil.

Ovo de Páscoa Caseiro - 101 mil.

Ovo de Páscoa Recheado - 90 mil.

Ovo de Páscoa com Brinquedo - 90 mil.

Ovo de Páscoa Barato - 60.2 mil.

Ovo de Páscoa Salgado - 32.9 mil.

Ovo de Páscoa Zero Lactose - 32.9 mil.

Ovo de Páscoa Crocante - 26.9 mil.

Confira quais foram as 5 marcas mais pesquisadas pelos brasileiros e a soma de seus tráfegos mensais em março e abril de 2023:

Cacau Show - 1.64 milhões de buscas - 11 milhões de acessos ao site.

Americanas - 225 mil buscas - 103 milhões de acessos ao site.

Lacta - 164 mil buscas - 1.7 milhões de acessos ao site.

Kopenhagen - 134 mil buscas - 1.9 milhões de acessos ao site.

Lindt - 101 mil buscas - 557 mil acessos ao site.

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