Saúde

Tem intolerância à lactose? Saiba como driblar a vontade de comer chocolate na Páscoa

PublicDomainPictures por Pixabay
Muitos brasileiros sofrem com intolerância à lactose  |   Bnews - Divulgação PublicDomainPictures por Pixabay
Maria Clara

por Maria Clara

[email protected]

Publicado em 08/04/2023, às 05h40


FacebookTwitterWhatsApp

A intolerância à lactose é uma carência no organismo que muitos brasileiros enfrentam. Quem vive com esse diagnóstico, sofre impactos diretos na alimentação. Aos fãs de chocolate, essa condição só piora durante a Páscoa, transformando esse momento delicioso em algo muito mais complicado.

Ao Bnews, o estudante João Vitor de Jesus contou como faz para lidar com as restrições alimentares no seu cotidiano. "É difícil , porque você tem que segurar essa vontade de comer, só que como tenho desde pequeno, já estou acostumado a ver e não sentir muita vontade. Entretanto, tem muitas lojas que já fornecem a opção de chocolate zero lactose", ressaltou. 

Sabendo disso, o BNews entrevistou os nutricionistas Rodrigo Oliveira e Thiago Onofre, que deram dicas de como o intolerante pode sobreviver à Páscoa respeitando os limites de sua saúde. 

"Existem sim alguns alimentos que podem substituir o chocolate para pessoas que são intolerantes à lactose. Algumas dessas opções incluem chocolate sem lactose, chocolate amargo com alto teor de cacau, chocolate vegano, feito com leite vegetal, como leite de amêndoa, leite de soja...", explicou Rodrigo.

O nutricionista ainda destacou a importância de ler os rótulos dos alimentos com cuidado para garantir que não contenham lactose, ou outros derivados do leite, para que assim a pessoa não passe por nenhum perrengue com o seu sistema digestivo.

Na Páscoa, não são apenas os chocolates que "aterrorizam" a pessoa que tem essa condição, já que outros alimentos que contém leite são perigosos. Na tentativa de instruir o intolerante à lactose, Thiago Onofre explicou sobre o consumo do mungunzá, já que ele é feito com leite de coco.

"É importante a gente distinguir o leite de vaca e o leite de coco. O leite de coco não tem lactose. É um leite rico em gordura negativa, mas ele não tem lactose. Então, as pessoas que têm intolerância à lactose e que querem usar o leite de coco, elas não vão ter  problema associado à lactose. Então nesse caso, não tem problema [o consumo]", destacou Onofre.

Intolerância à lactose

Além dos nutricionistas, a médica Marilea Souza, gastroenterologista do Hospital Santo Amaro, conversou com o BNews para esclarecer dúvidas a respeito do assunto. 

“É importante entender primeiro o que é ‘intolerância à lactose'. É a deficiência da enzima lactase, e como você precisa dessa enzima para fazer a digestão do leite, acaba não conseguindo. 


A especialista ainda explicou que, ao decorrer da vida, essas enzimas vão diminuindo no corpo, fazendo com que a digestão da lactose fique mais difícil de ser processada. Além disso, Marilea ressaltou que a rotina corrida acaba fazendo com que a gente consuma muitos alimentos com leite.


"A gente dá preferência de comer um Toddynho, um achocolatado, sanduíche com queijo, pizza, tudo que tem leite na composição", disse a médica ao falar sobre a praticidade dos alimentos no dia a dia


A gastroenterologista ainda ressaltou que quem é intolerante à lactose não é proibido de ingerir leite, mas é importante ficar atento e evitar. "Não é porque é Páscoa, que você vai se encher de chocolate. Tudo na vida é equilíbrio. Então, naquele dia específico, evite qualquer outra coisa que tenha leite, já que você quer comer o chocolate", disse a médica.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp