Saúde

Secretária de Saúde revela estratégia para aumentar índice de vacinação na Bahia; entenda

Domingos Junior/BNews
Roberta Santana se reuniu com prefeitos para tratar sobre vacinação no Estado  |   Bnews - Divulgação Domingos Junior/BNews

Publicado em 04/04/2023, às 17h00 - Atualizado às 17h01   Por Marcelo Ramos e Osvaldo Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

A secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, se reuniu na tarde desta terça-feira (04) com prefeitos e secretários de 43 municípios para alavancar a vacinação no estado. O evento aconteceu no auditório da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), no CAB, em Salvador. Parte da estratégia do novo programa Vacina Bahia envolve a contratação de 86 técnicos de enfermagem para atuar nas cidades com menos de 100 mil habitantes que tenham as menores coberturas vacinais.

"A logística de distrubuição desses profissionais já foi pensada. Fizemos estrategicamente de acordo com cada município, são profissionais que já atuam na região, então geograficamente estão todos distribuídos", disse a secretária ao BNews.

Roberta Santana detalhou ainda como o programa está sendo implantado, com o objetivo de aumentar o índice de vacinação na Bahia.

"Estamos fazendo a formação, dentro do programa Vacina Bahia, e disponibilizando um equipamento de computador que foi lançado pelo governador Jerônimo Rodrigues, em Madre de Deus. Vamos disponilizar também a formação desses vacinadores e os registradores. Uma parceria junto com a Vigilância Sanitária, onde faremos a capacitação desses profissionais e também com os prefeitos, no processo de mobilização e movimentação do Vacina Bahia", afirmou.

Domingos Junior/BNews

A secretária reiterou a importância da união entre governo do Estado e prefeituras, para que o objetivo do programa seja cumprido com eficácia.

"Os prefeitos terão o apoio da secretária no sentido de fazer o processo de implantação. Não é um programa unilatareal, mas sim uma parceria entre Estado e Município. Não estamos em lados opostos, estamos do mesmo lado. Temos feito uma reflexão sobre o programa, um programa novo que requer melhorias no processso. Não temos problemas de reestabelecer critérios necessários", finalizou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp