Economia & Mercado

“Carro voador” começa a ser montado no Brasil; saiba quem é a fabricante

Reprodução/Lilium
“Carro voador” é um modelo de aeronave chamado Electric Vertical Take-off and Landing (eVTOL)  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Lilium

Publicado em 07/10/2023, às 08h14   Cadastrado por Beatriz Araújo


FacebookTwitterWhatsApp

O que parecia algo muito distante pode estar cada vez mais perto. A fabricante alemã Lilium deu início à montagem das primeiras fuselagens de seu “carro voador”, chamado Electric Vertical Take-off and Landing (eVTOL), no Brasil. De acordo com o Uol, o veículo é um modelo de aeronave elétricas de decolagem e pouso vertical.

Já a responsável pela produção das fuselagens do eVTOL é a montadora espanhola Aciturri, que atualmente também estrutura para montadoras de aeronaves gigantes, como Airbus, Boing e, até mesmo, para a brasileira Embraer.

No Brasil, quem deve operar os eVTOLs da Lilium é a Azul. Os primeiros voos devem acontecer em 2025, em um modelo Lilium Jet. Há dois anos, a companhia aérea brasileira anunciou uma atualização da sua parceria com a alemã. Na época, a Azul se comprometeu a construir uma malha exclusiva com aeronaves eVTOL no Brasil.

A parceria entre a Azul e a Lilium pode ter um valor total de até US$ 1 bilhão e inclui uma frota de 220 aeronaves eVTOL. Por outro lado, apesar de tanta expectativa em torno dos “carros voadores”, no Brasil, a aeronave, mesmo pronta, deverá passar testes de certificação até que seus voos sejam liberados pelas autoridades locais.

Concorrente direta da Azul, a companhia aérea Gol também tem uma parceira no desenvolvimento dos “carros voadores” e deve passar competir no mercado desses veículos em breve. A montadora britânica Vertical Aerospace, responsável pelo VX4, deve produzir as aeronaves elétricas da Gol.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp