Economia & Mercado

CasaCor Bahia 2023: Mostra que neste ano promete ser a maior do país está de 'portas abertas'

Paulo M. Azevedo/ BNews
A edição CasaCor Bahia 2023 tem como tema 'Corpo & Morada' e recebeu a imprensa, na noite desta quinta-feira (26)  |   Bnews - Divulgação Paulo M. Azevedo/ BNews

FacebookTwitterWhatsApp

O maior evento de arquitetura, design e paisagismo do Nordeste, a CasaCor Bahia, já está disponível para visitação. A edição de 2023, que tem como tema Corpo & Morada, recebeu a imprensa, na noite desta quinta-feira (26), pouco antes de abrir para o grande o público, o que ocorre já na quinta (27), no Casarão da Família Ribeiro Lima, localizado na Alameda dos Sombreiros, 440, no Caminho das Árvores.

Seguindo a temática, a edição deste ano mostra ambientes pensados em uma extensão do corpo, “um refúgio que precisa de cuidados, afeto e atenção”. São 37 profissionais consagrados e também novos talentos que expõem seus 38 ambientes na CasaCor .

A 27ª edição está sendo considerada uma das maiores já realizadas, mas o curador e diretor, Carlos Amorim, vai além: “A maior e melhor CasaCor Bahia, um dos melhores eventos CasaCor do país, de todos os tempos”, disse ele em entrevista ao BNews.

carlos
Curador e diretor da CasaCor Bahia, Carlos Amorim- Paulo M. Azevedo/ BNews 

Ainda sobre a mostra, Carlos disse, empolgado, que essa edição proporcionou exibir os pilares do que eles acreditam. “Sustentabilidade, acessibilidade, inclusão, reuso de materiais e uma CasaCor que traduz o nosso tema da melhor forma possível. A casa é uma extensão do nosso corpo, da nossa pele”, refletiu o diretor.

Essa edição possibilita que Bahia retome a liderança em números de visitantes fora do eixo Rio - São Paulo. Os organizadores contam que para 2023 a exposição tem o dobro da área da edição passada: 2.500m² e 38 ambientes.

Muito esperada pelo mercado da decoração, a CasaCor Bahia tem profissionais renomados e também estreantes. Quem bateu um papo com o BNews foi Rodrigo Cassieri, arquiteto responsável pelo espaço Solário Doimo, explicou o seu projeto. “Juntamos ambientes que são muito emblemáticos na arquitetura: um living, um jantar, uma cozinha- todos integrados por um grande bar. Nós integramos todos esses elementos para uma arquitetura bacana e divertida”, explicou Cassieri.

casacor
Espaço Solário Doimo, CasaCor Bahia- Paulo M. Azevedo/ BNews 

Tatiana Campos Melo, arquiteta responsável pelo espaço Cozinha Ágape, aposta nas memórias afetivas para seu projeto. “Criar um ambiente onde a cozinha afetiva movimentasse o espaço (...) com bastante verde, bastante produtos naturais, com a cozinha completamente aberta para aérea da refeição. É um ambiente que traz essa fluidez, descreveu a profissional.

De modo geral, além dos espaços projetados e decorados dentro das tendências contemporâneas, a CasaCor promete uma temporada com muita diversão, encontros e celebrações. "Na era dos espaços instagramáveis, os ambientes são criados com design e paisagismo que os tornam tão atraentes quanto aos produtos expostos, como moda, carros, objetos de arte e às experiências gastronômicas propostas nos cardápios" afirmam os organizadores.

Confira  lista de arquietetos que estão com seus projetos em exibição na CasaCor Bahia 2023 e clique aqui para ver mais imagens: Taís Mota e Paulo Luedy (Dança das Águas ), Horácio Urpia (Eco Garage), Alane Medeiros (Lounge Protéa), Milcent Arquitetura (Refúgio Deca) Ivan Smarcevski (Retrofit Fachada), Celeste Leão (Sala Imprensa July Isensee), Camila Maia (Bilheteria - Monã), Augusto Senna e Eduardo Lima (Adventus), Marcus Davi (Dinner in Jacket), Vitor Martins (Wine Bar Tempo), Dinah Lins (Varanda Casulo), Juliana Barbosa ( Âmago), Bruna Oliveira (Casa Breton)  Rodrigo Cassieri (Solário Doimo), Maria Victória Oldemburg ( Garden Room), ARCHITECTS +CO ( Kalai Lounge), Frederico Jordan ( Look de Plage), Danilo Cajaiba ( Urutau), Lorena Damasio (The Bar), Sabine Rosas ( Boate Saravá), Maine Ribeiro( Intimíssimo) e Fernanda Sturken ( Varanda Casulo).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp