Economia & Mercado

Cinco meses é o prazo médio de espera na fila do INSS

Divulgação / INSS
Governo tenta reduzir prazo; saiba como  |   Bnews - Divulgação Divulgação / INSS

Publicado em 03/08/2023, às 04h11 - Atualizado às 05h56   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

Realidade na fila do Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS requer muita paciência por parte dos brasileiros que dependem das análises administrativas de benefícios. Isso, porque, segundo dados do Instituto, o tempo de espera médio de cinco meses pode aumentar.

Para se ter uma ideia, em junho deste ano, cerca de 600 mil brasileiros aguardavam perícia médica e quase 1,2 milhão esperam análise administrativa.Esses números são do Portal da Transparência do Ministério da Previdência.

Com o intuito de combater o caos que pode se instalar com essa estimativa, o Ministério da Previdência criou o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social para redução desse tempo para até 45 dias.

O programa voluntário prevê o pagamento de bônus, anteriormente não permitido, para servidores e peritos que fizerem análises e atendimentos extras. Entretanto, a previsão não é otimista. De acordo com as categorias, a adesão de servidores e peritos médicos deve ser baixa.

Como esclarece a reportagem do portal G1, os profissionais do INSS não concordam com os critérios estabelecidos pela portaria, que regulamenta as condições para o recebimento desse bônus. 

A portaria determina que servidores que trabalham em regime 100% home office que quiserem aderir ao programa, primeiro devem cumprir uma meta 30% maior que a atual. Só a partir disso, eles passam a receber R$ 68 por análises extras.

Se um servidor faz cerca de 90 análises de documentação por mês, agora ele passa a ter que fazer 117 análises por mês para, só a partir da 118ª, receber o bônus, explica a reportagem do portal G1.

Segundo a Lei de Aceso à Informação, os benefícios com maior tempo de espera atualmente são o auxílio acidente, com 171 dias, a pensão por morte em acidente de trabalho, com 169 dias, e o auxílio-reclusão, com 166 dias.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp