Economia & Mercado

Conheça as penalidades para quem não declara o Imposto de Renda; contribuintes temem prisão

Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Receita Federal esclarece se a não declaração do Imposto de Renda pode ocasionar prisão  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 13/05/2025, às 10h57 - Atualizado às 11h45



Faltam menos de 20 dias para o prazo do envio do Imposto de Renda - IR 2025 encerrar em 30 de maio e os contribuintes precisam ficar atentos, pois, quem não declarar, pode sofrer sanções. A preocupação dos cidadãos este ano é que além de multas, caso não declarem por algum motivo, possam ser presos.

O temor se justifica porque está circulando nas redes sociais a informação de que isso pode ocorrer, mas a Receita Federal esclarece que o imposto que não envia a declaração pagará uma multa pelo atraso, mas o não envio não leva a bloqueio de CPF, impedimento de casamento ou prisão como está sendo dito na web.

A Receita explica, segundo o portal Terra, que, “o simples fato de um contribuinte não enviar a Declaração do Imposto de Renda à qual estava obrigado não configura crime e o máximo que pode acontecer com o CPF da pessoa é que fique registrada uma anotação de 'pendente de regularização’”.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)