Economia & Mercado

Consulta a segundo lote de restituição do IR é aberta pela Receita Federal

Marcello Casal Jr. / Agência Brasil
O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Publicado em 23/06/2023, às 17h50   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

A Receita Federal liberou, às 10h desta sexta-feira (23), a consulta ao 2º dos 5 lotes de restituição do Imposto de Renda (IR) de 2023. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores. Ao todo, 5.138.476 contribuintes receberão R$ 7,5 bilhões. Segundo o Fisco, todo o valor irá para contribuintes com prioridade no reembolso.

A maior parte dos contribuintes - 3.490.513 - informou a chave pix do tipo CPF na declaração do Imposto de Renda ou usou a declaração pré-preenchida. A informação da chave pix, que é a novidade na declaração a partir deste ano, dá prioridade no recebimento.

Já o restante dos contribuintes tem direito à prioridade legal, sendo 130.088 idosos acima de 80 anos; 978.397 entre 60 e 79 anos; 70.589 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave; e 468.889 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Como fazer a consulta

O contribuinte pode fazer a consulta na página da Receita Federal na internet. Basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Além disso, é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

Pagamento

O pagamento será feito em 30 de junho, na conta ou na chave pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e tirar o extrato da declaração. Caso verifique uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

O que fazer se a restituição não for depositada

Caso a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil. Diante dessa situação, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp