Economia & Mercado

Conta de luz segue sem cobrança adicional em janeiro, anuncia Aneel

Divulgação/Coelba
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel para sinalizar o custo da geração de energia  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Coelba

Publicado em 30/12/2022, às 19h44   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (30) que a conta de luz seguirá sem cobrança extra em janeiro de 2023. Com isso, está mantida a bandeira tarifária verde, em vigor desde o dia 16 de abril, que não adiciona custos às tarifas dos consumidores de energia com base no seu consumo mensal.

Por meio de nota, o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, disse que a agência tem trabalhado "para garantir tarifas de energia cada vez mais justas, o que inclui melhorias contínuas na metodologia das bandeiras e reduções estruturais nos custos".

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para sinalizar o custo da geração de energia. A agência reguladora define, no final de cada mês, a cor da bandeira que irá valer no mês seguinte.

A Aneel pode acionar as bandeiras amarela ou vermelha nos patamares 1 ou 2, que representam custo extra ao consumidor, quando o custo da produção de energia aumenta. Um exemplo é a partir do momento em que usinas térmicas são acionadas, já que os equipamentos são mais caros e poluentes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp