Economia & Mercado

Copom avalia queda da inflação e impacto pode gerar corte de juros em agosto

Agência Brasil
Copom é o grupo responsável por fixar os juros básicos da economia  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 27/06/2023, às 09h02   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Comitê de Política Monetária (Copom) avaliou nesta terça-feira (27) que as possibilidades de queda da inflação podem gerar um corte dos juros no começo de agosto. O Copom é formado pelo presidente e diretores do Banco Central, grupo responsável por fixar os juros básicos da economia.

"A avaliação predominante [entre os integrantes do Copom] foi de que a continuação do processo desinflacionário em curso, com consequente impacto sobre as expectativas, pode permitir acumular a confiança necessária para iniciar um processo parcimonioso [bem gradual] de inflexão [corte dos juros] na próxima reunião [marcada para o início de agosto]", informou o Banco Central.

No entanto, segundo parte de integrantes do Copom, a expectativa é cautelosa, avaliando que a dinâmica de queda da inflação "ainda reflete o recuo de componentes mais voláteis e que a incerteza sobre o hiato do produto [capacidade de a economia crescer sem gerar inflação] gera dúvida sobre o impacto do aperto monetário [alta dos juros] até então implementado".

O Banco Central também informou que todos os integrantes do Copom concordaram  que os "passos futuros da política monetária" dependerão da evolução da dinâmica inflacionária, em especial dos componentes mais sensíveis à política monetária e à atividade econômica, das expectativas de inflação, em particular as de maior prazo.

Também dos indicadores sobre a capacidade de crescimento da economia sem gerar inflação. Além do balanço de riscos dos índices, que podem indicar uma inflação futura maior ou menor.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp