Economia & Mercado

Taxa Selic vai a 13,25% ao ano, maior juro básico desde 2016

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou taxa de juros para tentar conter inflação  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Publicado em 15/06/2022, às 19h08   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (15), por unanimidade, elevar a taxa Selic de 12,75% ao ano para 13,25% ao ano. Isso representa um aumento de 0,5 ponto percentual.

Esse é o 11° aumento consecutivo na taxa básica de juros da economia. Dessa maneira, a Selic chega ao maior patamar desde dezembro de 2016, quando estava em 13,75% ao ano.

Leia também: Copom está pronto para enfrentar inflação maior, diz presidente do BC

O novo aumento já esperado pelo mercado financeiro com base em uma sinalização do Copom na última reunião antes da que foi realizada hoje, em abril. À época, o BC manifestou que pretendia elevar a taxa novamente, mas em menor intensidade do que o avanço anterior, que foi de um ponto percentual.

O objetivo é tentar conter o aumento da inflação. O Índice de Preços ao Consumidor Am IPCA  a inflação oficial do país — ficou em 0,47% em maio, com desaceleração na comparação com o mês anterior. Mesmo assim, acumulou um aumento de 11,73% em doze meses.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp