Economia & Mercado

Criado por FHC e extinto por Bolsonaro, departamento do BNDES no Nordeste voltará a funciona na gestão de Lula

Ricardo Stuckert/ Divulgação
O Departamento de Estratégia Social e Territorial do BNDES contará com uma gerência específica para tratar da região Nordeste  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/ Divulgação

Publicado em 10/02/2023, às 23h30   Cadastrada por Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

Na época em que Fernando Henrique Cardoso e Marco Maciel foram presidente e vice-presidente do Brasil, oBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, (BNDES) ganhou um departamento na região Nordeste, que tinha por objetivo fomentar o PIB regional. Quando Jair Bolsonaro foi eleito, juntamente com o agora senador general Hamilton Mourão, essa coordenação foi extinta.

Porém, de acordo com o Blog do Jamildo, no JC.NE, o presidente Luís Inácio Lula da Silva deve retomar essa unidade para tratar, especialmente, de estratégias para o fomento do desenvolvimento social e territorial, fortalecendo a relação do banco com os governadores, em especial com o Consórcio do Nordeste, que foi tocado no ano passado pelo ex-governador Paulo Câmara.

Ainda segundo a publicação, o Departamento de Estratégia Social e Territorial contará com uma gerência específica para tratar da região Nordeste, que funcionará no escritório do banco em Recife (PE).

"A ação não envolverá custos adicionais para o banco, uma vez que substituirá o antigo Departamento Nacional de Originação e Relacionamento, que era responsável por prospectar e estruturar projetos de concessões e de privatizações. Também não acarretará nenhuma redução de pessoal no escritório de Recife", informou a nova diretoria do BNDES.

A diretora, Tereza Campello, destacou a importância dessa unidade: “Em 2019, uma resolução extinguiu a atividade de fomento, relacionamento e representação do banco na Região Nordeste. Nosso entendimento é que o desenvolvimento regional e territorial deve voltar a ser componente estratégico nas ações do BNDES”

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp