Economia & Mercado

Declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2023 será liberada nesta quarta (15)

Arquivo / Bnews
A intenção da Receita Federal é ampliar o número de contribuintes que optam pelo modelo pré-preenchido para 25%  |   Bnews - Divulgação Arquivo / Bnews

Publicado em 15/03/2023, às 05h40   Camila Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

O modelo da declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2023, que traz boa parte dos dados já preenchidos, estará disponível apenas nesta quarta-feira (15), início do prazo para declarar o IR. Alguns contribuintes tem enfrentando dificuldades, já que programa para preenchimento e envio da declaração foi liberado na última quinta-feira (9) e ao baixá-lo e tentar utilizar a opção "Declaração pré-preenchida", o sistema pede para que o usuário informe sua senha Gov.br, mas ao final de todo o procedimento, há uma mensagem dizendo que essa opção só será liberada a partir desta quarta (15).

Para evitar erros e facilitar ainda mais para o contribuinte, a Receita Federal aprimorou a declaração pré-preenchida, com ao menos sete novidades. Dentre as principais vantagens de escolher esse modelo está a possibilidade de entrar na fila de prioridade para receber a restituição, assim como ocorrerá com os contribuintes que utilizarem Pix para receber os valores.

A intenção da Receita Federal é ampliar o número de contribuintes que optam pelo modelo pré-preenchido para 25% dos que são obrigados a declarar. Em 2022, 7,6% escolheram essa opção. São esperadas entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações. Tem acesso a essa modalidade os contribuintes com conta prata ou ouro no Gov.br.

Confira as novidades:

Autorização de acesso a terceiros para preencher a declaração

Informações sobre imóveis adquiridos e registrados em cartório, declarados na DOI (Declaração de Operações Imobiliárias)

Doações efetuadas no ano-calendário declaradas por instituições em DBF (Declaração de Benefícios Fiscais)

Inclusão de criptoativos declarados pelas exchanges, atendendo a instrução normativa 1.888, de 2019

Atualização do saldo em 31/12/2022 das contas bancárias e de investimento, desde que informado corretamente CNPJ, banco, conta, agência e saldo em 31/12/2021

Inclusão de conta bancária ou fundo de investimento novo, ou não informados na declaração de 2022

Rendimentos de restituição recebidas no ano-calendário

Uma das principais novidades deste ano na declaração pré-preenchida é a possibilidade autorização de acesso para que os contribuintes possam permitir que terceiros preencham e enviem o IR sem necessidade de procuração eletrônica. O motivo é que, em geral, único familiar é o responsável por preencher os documentos dos demais da família.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp