Economia & Mercado
por Verônica Macedo
Publicado em 25/11/2025, às 12h21 - Atualizado às 12h28
O investimento em treinamentos de liderança tem crescido de forma consistente no Brasil, com destaque para a Bahia. O relatório Panorama do Treinamento no Brasil indica que os investimentos corporativos em T&D aumentaram 34% recentemente, com foco expressivo em gerência, supervisão e alta liderança. No cenário internacional, o setor movimentou mais de US$ 37 bilhões em 2024 e pode ultrapassar US$ 79 bilhões até 2033, reforçando a expansão contínua desse tipo de capacitação.
O movimento acompanha diagnósticos do World Economic Forum, que aponta liderança, influência social e aprendizado contínuo entre as competências que mais devem crescer até 2027. Em Salvador, instituições como o Sebrae Bahia — que realizou em 2025 ações voltadas ao fortalecimento das lideranças corporativas em seus escritórios regionais — e o IEL Bahia, que iniciou o programa “Novas Lideranças Industriais” em parceria com o Sistema FIEB, também registram aumento na procura por formações voltadas ao desenvolvimento de gestores, reforçando o cenário local de qualificação.
O Grupo Vazk é outro exemplo dessa tendência no mercado. Esta semana, ele realizou mais uma formação especializada na capital baiana. Conduzido pelo mentor Lucas Vazk, o treinamento abordou temas como autoliderança, inteligência emocional, rituais de gestão, comunicação e reconhecimento, o que reforça a importância do aprendizado contínuo como parte do trabalho de cada gestor.
Profissionais da área, como a diretora comercial Vandrécia Lima, avaliam a formação como positiva, destacando que o conteúdo alinhado à realidade d e cada equipe, traz aprendizados aplicáveis no dia a dia. Já o supervisor Flávio Peneluc, que participou de um desses programas, relatou ter se emocionado durante o processo, afirmando que o encontro trouxe reflexões importantes para sua atuação profissional.
Classificação Indicativa: Livre
Qualidade Stanley
Cupom de lançamento
Imperdível
Super desconto
Café perfeito