Economia & Mercado

Dengo: abertura da loja brasileira de chocolates em Paris representa processo de internacionalização da marca

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Dengo Europa é uma subsidiária da Dengo Chocolates SA, que tem como sócios-fundadores o empresário Guilherme Leal e o CEO da Dengo, Estevan Sartoreli  |   Bnews - Divulgação Reprodução // Site Dengo

Publicado em 10/04/2023, às 17h45   Cadastrado por Rafael Albuquerque


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A marca de chocolates Dengo abriu, na última semana, sua primeira loja fora do Brasil, em Paris, na França. A unidade fica no número 19 da rua Yvonne Le Tac, no bairro de Montmartre. Com essa abertura, informa o Valor Econômico, a cadeia soma 34 lojas e tem a expectativa de chegar a 38 até o final de 2023 com mais duas no Brasil e outras duas na capital francesa.

Com essa nova filial, a marca segue com o processo de internacionalização na Europa e fora dela, o que pode incluir o mercado asiático, dos Emirados Árabes e norte-americano.

A Dengo Europa é uma subsidiária da Dengo Chocolates SA, empresa que tem como sócios-fundadores o empresário Guilherme Leal, principal acionista da marca e um dos sócios-fundadores da Natura, e o CEO da Dengo, Estevan Sartoreli.

O sócio local da marca no país europeu é o empresário francês Charles Znaty, e a maior parte do capital é da Maraé Investimentos, o “family office” de Guilherme Leal.

O valor do investimento não é informado, mas o custo da abertura de uma loja em Paris é da ordem de 250 mil euros, informa a publicação.

A parceria com a Dengo partiu de Znaty, que após sair da Pierre Hermé buscava um novo desafio. Com formação publicitária, é um criador de marcas. Aposta na Dengo para consumidores jovens, “muito ativos na escolha de marcas que não sejam apenas boas como sabor, que não contenham produtos químicos, mas que também sejam sustentáveis e boas para o planeta”.

Znaty revela que a palavra dengo é desconhecida dos franceses, que a pronunciam “dengô”, e que tem importantes conotações explícitas.

"É uma palavra interessante também porque não é originaria do português, ela vem da África e acho que isso toca os franceses e fala do chocolate. No primeiro momento há a noção do afeto, da gentileza, mas também essa origem africana ajudará o francês a compreender que a proposta da Dengo não é unicamente ligada ao sabor, mas também a uma questão de responsabilidade social e preocupação com o meio ambiente”, diz Znaty.

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A Dengo foi fundada em 2017 e faz parte do segmento premium, que na França tem 26% do mercado, mas no Brasil tem apenas 5%. Dados do Euromonitor indicam que em 2020 o mercado de chocolates na França era o quinto em termos globais e movimentou US$ 5,8 bilhões enquanto que o Brasil, na sétima posição, teve US$ 3,8 bilhões. Outra grande diferença é o consumo per capita: França de 7 a 9 quilos por ano e Brasil, cerca de 2,5 quilos.

A Dengo parisiense será um misto de café e loja de chocolates acolhedora, com apenas 15 lugares. Os cafés servidos serão todos brasileiros com torra local. A decoração é parecida com a Fábrica de Dengo da avenida Faria Lima, na cidade de São Paulo. Os uniformes foram desenvolvidos na França, pela diferença climática, mas são inspirados nos brasileiros.

“Com o tempo a gente quer ser percebido como uma marca local, criar raízes no bairro e não ficar estimulando ser diverso para não ser caricato”, diz Sartoreli. “Vamos no ritmo do consumidor. Sabemos quais são nossos best-sellers e vamos descobrir quais sabores brasileiros agradam mais ao mundo”.

Classificação Indicativa: Livre

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