Economia & Mercado

Diversidade na forma de pagamentos resulta em falta de troco no varejo

Divulgação / Pixabay
Mais de 30 milhões de brasileiros trabalham com moeda em espécie e já lidam com a falta de troco  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Pixabay

Publicado em 06/07/2023, às 14h00 - Atualizado às 14h07   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

A utilização dos cartões, do PIX e dos dispositivos móveis reduziu, significativamente, a movimentação diária, ou seja, a circulação do dinheiro em espécie no mercado de varejo, ocasionando a falta de troco no comércio. Os pagamentos em dinheiro ainda são uma realidade. E quanto menos dinheiro em circulação, diretamente proporcional é a ausência do troco nos caixas.

Quem lida com a moeda física já sente os impactos de tal mudança. E não são poucos os trabalhadores impactados. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva em 2021, no Brasil, existem 16,3 milhões de pessoas sem conta em banco e mais 17,7 milhões que utilizam pouco ou não têm acesso aos produtos e serviços disponíveis no mercado e, portato, trabalham, diariamente, com moeda em espécie, já sendo prejudicados pela falta de troco no mercado nacional.

Em contrapartida, deve-se destacar os aspectos benéficos do processo de digitalização mundial, como a agilidade nas práticas de comercialização e os custos operacionais menores ou inexistentes, como, por exemplo, no caso das negociações através do PIX .

Segundo informações do Banco Central, está previsto para ser lançado, até 2024, o Real Digital, com a proposta de redução da emissão de papel-moeda, proporcionando uma maior facilidade nas transações online e um aumento de dificuldade para quem depende do troco, do dinheiro físico. Em outras palavras, os pequenos comerciantes são e serão os mais prejudicados com essa mudança de realidade.

O CEO e fundador do Super Troco, plataforma de pontos e benefícios voltada ao varejo físico e online, Rodrigo Dória chama a atenção para o fato de que "ao revisar as diretrizes do Real Digital, o Banco Central apresenta como desafios no reflexo da economia a interoperabilidade nos sistemas financeiros, ou seja, a tecnologia. Porém, ainda pouco se fala dos prejuízos ao consumidor com a falta do troco e também para o varejo, principalmente o pequeno comércio, já que a logística para ter dinheiro em frações no caixa consome altos investimentos”.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp