Economia & Mercado

É possível negociar as dívidas das contas de casa; saiba como e evite estresse

Divulgação / Freepik
Dívidas atrasadas são uma das principais causas de estresse para os brasileiros  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 12/03/2024, às 05h30 - Atualizado às 12h01


FacebookTwitterWhatsApp

De acordo com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima),71 milhões de brasileiros estão com os nomes com restrição financeira, ou seja, endividados. Para mudar esse cenário e sair do estresse, é preciso seguir alguns passos.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Especialistas deram dicas para negociar as dívidas domésticas em reportagem publicada no site do PagBank. Confira a seguir.

  1. Anote todas suas dívidas e controle suas despesas. Caso tenha mais de uma dívida, comece separando entre as que têm jurosmaiores e as que são menores. Assim, você começa reduzindo gastos e planejando para no futuro quitar todas sem prejudicar seu planejamento financeiro.
  2. Organize o seu orçamento pessoal com planilha de gastos controlando entradas e saídas
  3. Monte um plano de pagamento e procure os credores para entender as possibilidades de renegociação das dívidas. Algumas instituições financeiras oferecem taxas de juros mais baixas e prazos mais longos, especialmente para dívidas maiores. Negocie com calma e, se possível, pague o valor à vista para quitar a dívida de uma só vez.
  4. Mantenha o foco, corte gastos e defina prioridades diariamente.
  5. Não crie novas dívidas
  6. Mantenha uma reserva de emergênciapara cobrir despesas inesperadas.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp