Economia & Mercado

Empresas: Confira cinco dicas para conquistar estágio dos sonhos em 2024

Divulgação / Freepik
Especialista revela o que estudos desenvolvidos por empresas apontam  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 21/04/2024, às 11h19


FacebookTwitterWhatsApp

Há uma evidente necessidade de empresas de todos os portes e setores abrirem as portas para a contratação de estagiários, principalmente pensando que os estudantes são o futuro e, muitas vezes, trazem uma perspectiva nova de negócio. Mas em um mercado competitivo, os alunos precisam de astúcia para utilizar estratégias sólidas para se destacar em um mercado competitivo.  

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

“O estágio pode ser considerado uma verdadeira porta de entrada no mercado de trabalho. No entanto, estar preparado desde os primeiros meses na universidade é uma necessidade. O mundo está em constante evolução e aqueles com maior capacidade de adaptação, são aqueles que mais irão se destacar em um processo de recrutamento e seleção”, explica José Nunes, CEO da Start Carreiras, plataforma que conecta estudantes ao mercado de trabalho. 

De acordo com executivo, pesquisas e estudos sempre serão os maiores indicativos para entender as hard skills (habilidades técnicas importantes para o cumprimento das atividades em diversas funções) pedidas nos processos, mas nossas análises internas mostram que os recrutadores - entendendo que muitas vezes estagiários não tiveram tempo de desenvolver grandes técnicas, buscam entender as habilidades interpessoais e avaliar se o candidato dá match com o escopo cultural da empresa.  

De olho nessa realidade, José separou cinco dicas para conquistar o estágio dos sonhos em 2024, ainda que com pouca ou nenhuma experiência. Confira: 

Aprenda a identificar as conquistas e habilidades 

O primeiro passo, e primeiro desafio, é sempre a elaboração de um currículo. “É uma formalidade, que serve como uma poderosa ferramenta para destacar a singularidade de cada candidato. Mas, como fazer isso quando se tem pouca ou quase nenhuma experiência? Utilizando estratégia”, aponta José.  

No caso de quem já realizou alguma função anteriormente, o segredo é ir além das simples descrições de funções, mas abordando o aprendizado por trás e a principal conquista. Já quem busca pela primeira oportunidade, pode adicionar cursos gratuitos já realizados e trabalhos voluntários que exigiam habilidades interpessoais - como trabalho em equipe.  

Para o CEO da Start Carreiras, o segredo está em relacionar isso diretamente com as necessidades da empresa, proporcionando um panorama claro de como a pessoa pode agregar valor ao ambiente de trabalho. "Trazendo para o real… Se a vaga é para um estágio na área financeira, mostre o que você fez, como fez e o impacto que isso teve relacionado à finanças”, aconselha.  

Conheça a empresa e demonstre seu interesse 

A preparação para entrevistas é fundamental para conquistar um estágio e isso vai muito além de uma simples revisão do próprio currículo, é preciso ir à fundo e entender o que é a empresa, o que ela faz, a filosofia, a missão e os valores. E antes mesmo de aplicar, entender se tudo isso tem fit com o que o estudante quer para seu futuro.  

A pesquisa é essencial, claro, mas acreditar no propósito e preparar um bom discurso de defesa na famigerada pergunta “por que nós deveríamos te contratar” fica mais fácil quando se realmente acredita no trabalho realizado no local.  

“Costumo dizer que se preparar para entrevistas não se trata apenas de responder perguntas, mas de construir uma narrativa que conecta sua trajetória com a missão e cultura da empresa, um diferencial decisivo em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo”, lembra.  

Tenha presença online em redes sociais profissionais 

Outro ponto fundamental é o networking digital. Estabelecer uma presença online robusta impulsiona as chances de sucesso na busca por estágios. "Construa a presença online desde os primeiros dias de aula na universidade. Compartilhe suas experiências, conecte-se com profissionais da área e demonstre interesse na sua futura carreira", pontua José. 

Foque no desenvolvimento pessoal

"Invista em cursos e workshops que desenvolvam competências relevantes para sua área. Demonstre que você está atualizado e preparado para os desafios que a empresa possa enfrentar, principalmente pensando que a tecnologia está mudando tudo a todo o tempo. Há diversos materiais gratuitos disponíveis na Internet que também podem fornecer certificados importantes", sugere o CEO. 

Valorize a jornada 

Coletar feedbacks pode ser uma peça fundamental na trajetória de quem busca um estágio. “Nem toda entrevista renderá um fruto positivo, mas a habilidade de absorver críticas construtivas e implementar melhorias é um sinal de maturidade profissional. E a cada novo processo, o estudante estará mais preparado, forte e confiante de si mesmo”, conclui o especialista em Carreiras.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp