Economia & Mercado

Entenda qual é o impacto do audiovisual no mercado brasileiro de brinquedos em 2023

Divulgação / Jerry Wang na Unsplash
Pesquisa aponta que lançamentos de filmes impactaram resultados das vendas em 2023  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Jerry Wang na Unsplash
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 19/03/2024, às 12h21 - Atualizado às 12h26


FacebookTwitterWhatsApp

As estreias cinematográficas continuam a impulsionar as vendas de brinquedos, destacando-se como catalisadores significativos no comportamento do consumidor. Dados da Circana - empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo – apontam que em 2023 sete das dez licenças que mais cresceram estavam associadas a filmes e séries, solidificando a conexão entre a indústria do entretenimento e o mercado brasileiro de brinquedos. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Segundo a empresa, 2023 registrou resultados intrínsecos ao audiovisual em diversos segmentos do mercado de brinquedos no Brasil. A série "Wandinha", por exemplo, surgiu como um fenômeno, impulsionando a licença da Família Addams que registrou R$11 milhões em vendas. A boneca da icônica personagem conquistou um lugar no top 10 dos brinquedos mais vendidos no mês de outubro, quando é comemorado o Dia das Crianças.

O lançamento do live action “A Pequena Sereia” pela Disney, em maio de 2023, resultou em um aumento de 11% nas vendas de bonecas da Ariel, entre 29 de maio e 11 de junho, em comparação com o mesmo período do ano anterior. A licença Gabby’s Dollhouse vendeu no ano passado cerca de R$ 17 milhões, devido ao sucesso da série na Netflix, consolidando-se como uma das principais impulsionadoras do mercado de brinquedos. 

Apesar de uma leve queda no acumulado do primeiro semestre, o filme da Barbie influenciou o crescimento de vendas da boneca em 21%, em julho de 2023, tornando-a a propriedade de maior crescimento no mercado de brinquedos no Brasil naquele mês. No primeiro semestre de 2023, Super Mario Brothers representou 42% do crescimento do mercado de brinquedos, destacando-se como um dos principais impulsionadores do segmento. 

Perspectivas para 2024: 

O cenário promissor para 2024 prevê uma série de lançamentos cinematográficos infantis que certamente impactarão o mercado de brinquedos no Brasil, incluindo: 

Kung Fu Panda 4, DreamWorks Animation (março)

Homem-Aranha: Além do Aranhaverso, Sony Pictures (março)

The Garfield Movie, Columbia Pictures (maio)

Divertidamente 2, Pixar/Walt Disney Pictures (junho)

Meu Malvado Favorito 4, Universal Studios (julho)

Moana 2, Walt Disney Pictures (novembro)

Sonic 3, Paramount Pictures (dezembro)

Mufasa: O Rei Leão, Walt Disney Pictures (dezembro)

De acordo com a rede empresarial, os futuros lançamentos continuarão a influenciar positivamente o comportamento de consumo, proporcionando oportunidades para o crescimento do mercado de brinquedos no Brasil ao longo de 2024. A relação intrínseca entre as produções audiovisuais e a demanda por produtos licenciados permanece como um fator crucial no impulso das vendas no setor. 

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp