Economia & Mercado

Especialista dá cinco dicas para quem quer começar a comprar em leilões em 2025

Divulgação / Pixabay
Participar de leilões e vencer concorrentes requer estratégia e compreensão; veja detalhes  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Pixabay
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 06/02/2025, às 14h50 - Atualizado às 14h57



Os leilões vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado como uma forma eficiente e segura de adquirir bens, desde veículos e imóveis até itens de colecionador. No último ano, as buscas sobre “leilão de imóveis” no Google cresceram em 3.000%, segundo estudo da Frazão Leilões, provando o interesse do brasileiro nessa modalidade. Com a ampliação das plataformas digitais, participar de um leilão nunca foi tão acessível, mas é fundamental estar bem preparado para aproveitar ao máximo essa experiência.

Se você está pensando em explorar o universo dos leilões em 2025, é importante saber que os leilões são um ambiente emocionante e repleto de oportunidades para adquirir bens de qualidade a preços competitivos, mas também exigem planejamento e atenção a detalhes.

Diferente das compras convencionais, os leilões possuem regras e estratégias específicas que podem fazer toda a diferença entre um bom negócio e uma decisão precipitada. Pensando nisso, a leiloeira Claudia Frazão, da Frazão Leilões, listou cinco dicas essenciais para iniciantes que desejam ter êxito em leilões e vencer os concorrentes. 

Pesquise sobre o leiloeiro

Antes de participar, certifique-se de que o leilão é organizado por profissional matriculado na Junta Comercial do seu estado. Verifique o histórico do leiloeiro e a idoneidade do processo para garantir segurança total em suas transações. 

Leia o edital com atenção

Cada leilão possui um edital que detalha as regras, condições de pagamento e informações sobre os bens. Estude-o com cuidado para evitar surpresas e entender exatamente como será conduzida a compra. 

Defina um orçamento e priorize itens

A emoção do momento pode levar a lances impulsivos. Estabeleça um limite financeiro e priorize os itens que realmente deseja adquirir, para manter suas finanças em equilíbrio. 

Visite os bens

Muitos leilões oferecem visitação prévia ou catálogos com imagens e descrições completas dos itens. Avalie cuidadosamente o estado e os detalhes de cada bem antes de fazer um lance. No caso dos imóveis ocupados, vale dar uma olhada por fora para ver o estado de conservação do bem e conhecer a vizinhança. 

Acompanhe o leilão com atenção

No momento do leilão, esteja atento ao ritmo dos lances e mantenha o foco no seu planejamento. Seja estratégico e saiba quando avançar ou recuar em suas ofertas. E principalmente tire dúvidas com a equipe do leiloeiro antes de ofertar lances para ter certeza que entendeu a dinâmica do pregão.

Claudia reforça que comprar em um leilão vai além do ato da transação, é um uma experiência diferente do comum e com muitas vantagens, principalmente financeiras. "Participar de leilões é mais do que comprar; é vivenciar um processo dinâmico e vantajoso. Planejamento e conhecimento são as chaves para aproveitar o melhor que o mercado tem a oferecer", finalizou.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp