Economia & Mercado

Especialistas explicam como ter economia ao adquirir produtos próximos ao vencimento

Divulgação / Pixabay
Diferença de preço pode chegar a 50% em relação ao mesmo produto com maior prazo de vencimento  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Pixabay

Publicado em 08/10/2023, às 21h30 - Atualizado às 21h36   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

Razões para que os consumidores fiquem atentos aos preços dos alimentos nos supermercados não faltam. Especialistas explicam como ter economia ao adquirir produtos próximos ao vencimento. Diferença de preço pode chegar a 50% em relação ao mesmo produto com maior prazo de vencimento.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Por isso, vale adotar medidas para poupar na hora de realizar as compras do mês. E uma delas pode ser a aquisição de produtos próximo da validade. Para o economista e especialista em gestão de supermercados, Leandro Rosadas, muitos mercados criam uma gôndola específica para venderem produtos próximos ao fim da data de vencimento.

“O objetivo dessa prática é garantir a gestão da vigência dos alimentos e bebidas nos supermercados. Para atrair os clientes, os varejistas ofertam produtos que chegam a custar até a metade do preço por estarem próximos do prazo de validade”, explica.

Ele ressalta ainda que é de extrema importância que o supermercadista coloque um cartaz informando que são produtos com preços reduzidos por estarem próximos do prazo de vencimento.

O consultor, Gabriel Arantes, conta que já adota essa estratégia há um tempo. “A primeira coisa que faço ao chegar ao supermercado é procurar a gôndola de produtos próximos ao vencimento. Já fiz economias consideráveis fazendo isso. É preciso só ficar atento aos detalhes. Se tem um creme de leite que vence em cinco dias e você não pretende fazer nenhum prato que leva esse ingrediente, não vale levar. Eu prezo por alimentos de qualidade, mas a conta precisa fechar, por isso estou sempre de olho em qualquer tipo de promoção ou desconto”, conta.

“Com a alta dos preços e a inflação, as famílias brasileiras precisam estar atentas ao controle financeiro da casa”, alerta a educadora financeira Aline Soaper. Para ajudar a população na economia doméstica, a especialista oferece dicas de como diminuir os custos no mercado.

 1º Planejar o cardápio da semana – “É preciso ter a consciência do que será preparado durante aquela semana para fazer as compras de forma mais direcionada e assertiva focando no que de fato será usado”.

 2º Estabelecer o valor da compra – “É muito interessante estabelecer limites para o valor de compras. Ter uma previsão de todos os gastos mensais favorecerá um controle melhor do dinheiro”.

 3º Participar de programas de fidelidade – “Também é possível aproveitar ofertas exclusivas por ter esse cadastro assim como acumular pontos e ter direito a algum desconto no valor de produtos específicos”.

 4º Resistir às promoções – “A gente ama uma promoção, né? Mas, é importante não comprar por impulso e ter um planejamento neste momento também. Será que realmente preciso daquele produto em promoção? É necessário fazer esse questionamento para não sair do orçamento”.

 5º Organizar o carrinho – “É preciso separar os produtos adequadamente para ter uma visão geral do que está sendo levado e até conseguir desistir de alguns alimentos que são supérfluos e que só ajudam a engordar o orçamento”.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp