Economia & Mercado
Publicado em 12/11/2024, às 10h43 Publicado por Vagner Ferreira
Dados da pesquisa ‘O Futuro da Relação do Brasileiro com o Dinheiro e as Finanças’, da Croma Consultoria, realizada com base no primeiro trimestre de 2024, apontou que jovens da Geração Z, nascidos aproximadamente entre 1995 e 2010, entre 29 e 14 anos, respectivamente, são os que apresentam maiores dificuldades financeiras atualmente.
Conforme informações do portal Uol, 47% desse público informaram enfrentar uma situação financeira ‘ruim ou muito ruim’, enquanto 36% estão em um status ‘regular’ e somente 16% disseram estar em um momento ‘bom ou muito bom’.
A pesquisa associa tal problema às dificuldades no mercado de trabalho, os altos índices de desemprego ou os salários iniciais muito baixos. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de desempregados da Geração Z foi de 16,8%, ante 7,9% da taxa nacional.
Para o público mais velho, os chamados "Baby Boomers", que já ultrapassaram os 59 anos, 27% da situação estava como ‘boa ou muito boa’, 51% definiu como ‘regular’ e 22% era ‘ruim ou muito ruim’.
Em contrapartida, a parcela mais satisfeita foi a geração X, de até 58 anos, com taxa de 30%. Enquanto isso, os Millenials, com no máximo 42 anos, totalizaram 77% nas categorias ‘regular’ e ‘ruim’.
Os "Baby Boomers" foram observados como os mais pessimistas em relação ao futuro, com 22% desacreditados por melhorias. Os mais otimistas foram as Gerações X, Z e Millenial, com avaliação de mais de 80%.
Em análise geral, englobando todos os grupos, 31% das pessoas avaliaram a etapa financeira como ‘negativa’, enquanto 24% elencaram como positiva e 44% disseram estar em condição ‘regular’. Dentre os mais ricos, a situação foi positiva para 59%. Nas classes D e E, 87% disseram estar em condição ‘regular’ ou ‘ruim’. A Classe C é a mais otimista e 83% preveem melhorias na situação financeira.
Classificação Indicativa: Livre
Cinema em casa
Bom e Barato
melhor câmera
Super descontos
linda caixa de som