Economia & Mercado

Exposibram: CEO da Mineração Morro do Ipê destaca estratégias de descarbonização no setor mineral; veja vídeo

Lucas Pacheco
O carregamento de navios maiores, otimizará o transporte reduzindo as emissões de gases poluentes.  |   Bnews - Divulgação Lucas Pacheco

Publicado em 10/09/2024, às 12h03 - Atualizado às 12h03   Lucas Pacheco, direto de BH, e Vitória Oliveira



Durante o painel “Perspectivas de Mercado e Minério de Ferro”, que aconteceu manhã desta terça-feira (10), na Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram), Jayme Nicolato, CEO da Mineração Morro do Ipê e do Porto Sudeste do Brasil, abordou iniciativas do setor para a descarbonização e desenvolvimento sustentável.

Nicolato ressaltou o compromisso das empresas em reduzir a pegada de carbono, destacando a ampliação do calado do Porto Sudeste de 17,50 metros para 18,30 metros, com planos de aumentar ainda mais para 18,80 metros. Essa mudança permitirá o carregamento de navios maiores, como os de 280 mil toneladas, otimizando o transporte e reduzindo as emissões de gases poluentes.

Na mineração, Nicolato defendeu o uso de minério de alta qualidade como uma solução para descarbonizar o setor siderúrgico, além de enfatizar a necessidade de melhorias logísticas, como a implementação de minerodutos em Minas Gerais para transportar minério até as ferrovias de forma mais eficiente e sustentável. Ele citou o projeto Minas-Rio como referência em sustentabilidade, destacando a importância de reduzir o uso de caminhões e minimizar o impacto nas comunidades locais.

“O próximo passo é melhorar a qualidade da mineração e buscar soluções logísticas mais sustentáveis para acessar as ferrovias, garantindo uma pegada ambiental cada vez menor”, destacou Nicolato.

O CEO também apontou a vantagem competitiva do Brasil em ter 94% de sua energia proveniente de fontes renováveis, o que coloca o país em posição de destaque na agenda de descarbonização global. Ele afirmou que o Porto Sudeste está explorando essa oportunidade para reduzir suas emissões, alinhando-se às práticas ESG (Environmental, Social, and Governance), que envolvem critérios ambientais, sociais e de governança, essenciais para empresas comprometidas com a sustentabilidade e a responsabilidade corporativa.

O repórter Lucas Pacheco envia as informações diretamente da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram), em Belo Horizonte (MG).

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp