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Fábrica da BYD vai baratear produção de Fiat e Jeep na Bahia; saiba motivo

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A expectativa do empresário é de que a BYD traga de volta antigos fornecedores e atraia outros  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 03/08/2023, às 10h34   Cadastrado por Bruno Guena


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A BYD anunciou no início do mês passado que deve instalar um complexo de fábricas em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, para a produção de veículos híbridos e elétricos. A decisão é bem vista por um futuro concorrente da montadora chinesa.

A presidente da Stellantis para a América do Sul, Antonia Filosa, comemorou, na última segunda-feira (31), a chegada da nova unidade fabril à Bahia, provavelmente, no mesmo local previamente ocupado pela Ford - cuja fábrica em Camaçari encerrou as atividades em 2021.

Ao uol, Filosa ressaltou que, com a saída da Ford, antigos fornecedores de autopeças da montadora norte-americana também deixaram a Bahia e outros ficaram em dificuldades financeiras. A maioria deles atendiam a própria Stellantis, que fabrica em Goiana (PE) os modelos Ram Rampage e Fiat Toro, além dos Jeep Renegade, Compass e Commander.

A expectativa do empresário é de que a BYD traga de volta antigos fornecedores e atraia outros, que também poderão atender a unidade da Stellantis em Pernambuco. "Quando a Ford saiu da Bahia, todos os fornecedores começaram a sofrer e pioraram os custos de produção [da Stellantis]", disse Filosa.

Ainda na entrevista, ele destacou que a Stellantis tem interesse na chegada da BYD a Camaçari e que "a revitalização da cadeia de fornecedores trará mais competitividade local".

Realmente, a BYD mantém diálogos para definir os futuros parceiros na produção de elementos para seus veículos em Camaçari - que inclui a fabricação local de itens para a instalação de sistemas híbridos e elétricos para seus automóveis.

Cassio Pagliarini, consulto e ex-executivo da Ford ressalta a importância de reforçar a presença de fornecedores no Nordeste brasileiro.

"Na minha época de Ford, eram 28 fornecedores no parque de Camaçari, que fizeram investimento em instalações. Não é surpresa que esses fornecedores precisem buscar volumes na Stellantis. A produção no Nordeste é prejudicada por fatores logísticos inbound e outbound, tanto de componentes quanto de veículos prontos. Quanto mais produtos puderem ser escoados dentro da região, melhor para o fornecedor e montadora".

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