Economia & Mercado

Fusão da Warner e Discovery causa discussão no mercado de televisão

Divulgação
O Cade pode reavaliar sua concepção do mercado após fusão da Warner e Discovery  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 18/12/2021, às 11h39   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A fusão da Warner e da Discovery fez com que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) inicie a discussão sobre concepção do mercado de televisão. As informações são da coluna de Guilherme Amado, do site Metrópoles.

Quando a Fox foi comprada pela Disney, ainda em 2017, o Cade não considerou os serviços de streaming ao analisar o mercado afetado pela operação. Agora, segundo a coluna, a situação mudou porque o streaming está no centro do negócio.

A empresa resultante da fusão entre Warner e Discovery terá dois serviços populares — HBO Max e Discovery+ — e seu objetivo será concorrer com a Netflix.

Leia também: Petrobras e Novonor fecham acordo para vender ações da Braskem

Empresas de investimento anunciam fusão bilionária no Norte-Nordeste

Cade faz consulta

O Cade enviou ofícios às empresas do setor. Perguntas foram encaminhadas para o Google, que é dono do Youtube, para a Globoplay e outras empresas do setor, com vistas a compreender a dinâmica do mercado.

Para aprovar a compra da Fox pela Disney em 2019, o Cade pediu a venda da Fox Sports. Porém, a Disney não encontrou vendedores para o canal esportivo. Diante do impasse, a entidade mudou os termos do acordo com as empresas no ano passado, retirando a venda de ativos e incluindo exigências de manutenção de certos serviços na transmissão de eventos esportivos.

A coluna aponta que a jurisprudência serve de alerta para o Cade contra a venda de ativos nesse novo negócio, já que o mesmo problema pode ser encontrado.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp