Economia & Mercado
O governo assumiu que houve uma falha na comunicação na divulgação das medidas para combater fraudes na venda de produtos de plataformas digitais, como Shopee e AliExpress. De acordo com o Planalto, a iniciativa foi mal explicada. As notícias sobre o tema foram baseadas em declarações do secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, e não deveria ter sido dessa forma.
O entendimento é que iniciativas com impacto em grande parcela da população deveriam passar pelo Ministério da Secretária da Comunicação Social (Secom) antes de vir a público.
A circulação das informações provocou desgaste para o governo nas redes sociais. A Secom teve que articular um contra-ataque para conter o mal-estar. Como parte da estratégia, influenciadores foram acionadas para tentar mudar a narrativa.
Em uma postagem, o youtuber Felipe Neto destacou que “algumas empresas estão cometendo fraude para fugir do pagamento de impostos”. Procurado, Felipe Neto que tenha sido contatado pelo governo para fazer a postagem.
O governo também passou a divulgar cards com esse enfoque para tentar rebater a linha adotada por oposicionistas de que o governo quer prejudicar os consumidores de baixa renda. “Preocupado com suas compras online? Caalma!!! Tudo continua igual para quem compra e vende legalmente pela internet, inclusive o preço! As novas medidas visam inclusive a proteção dos direitos dos consumidores, que irão receber suas compras mais rápido e com mais segurança”, dizia um dos cards divulgados.
Classificação Indicativa: Livre
Limpeza fácil
Metade do preço
Tela dobrável
Imperdível
Despencou o preço