Economia & Mercado
O ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) apontou que o governo pode decidir aumentar o percentual de etanol na mistura com a gasolina que é comercializada dos atuais 27% para 30%. A mudança será analisada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) ainda em 2025. Silveira comentou o assunto ao apresentar os resultados da pesquisa sobre o E30 (mistura de 30% de etanol anidro à gasolina) realizado pelo Instituto Mauá de Tecnologia, nesta segunda-feira (17), em Brasília.
“Os testes mostraram que o E30 é viável economicamente. O E30 é seguro para nossa frota de duas e 4 rodas. Ele não prejudica o desempenho dos veículos, ao contrário”, disse o ministro. Segundo o ministro, se houver o aumento do percentual de etanol, o país ficará independente de importações do combustível pela primeira vez desde 2010.
“Em 2024, o Brasil importou 760 milhões de litros de gasolina. Agora, com o E30, vamos exportar. Haverá um aumento de 1,5 bilhão de litros por ano na demanda por etanol”, declarou, segundo o site Poder 360. Silveira disse que o Brasil deve aproveitar a oferta do etanol feito a partir do milho, que tem supersafra.
Classificação Indicativa: Livre
Cinema em casa
Motorola barato
iPhone muito barato
Som perfeito
Qualidade JBL