Economia & Mercado

Governo projeta crescimento de 2,3% do PIB em 2024

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Projeções para crescimento da economia foram divulgadas pela Secretaria de Planejamento  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Publicado em 23/05/2023, às 18h46   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria de Planejamento Econômico, vinculada ao Ministério da Fazenda, aumentou a projeção de crescimento da economia para 2023 e manteve os números para 2024, de acordo com nova edição do Boletim Macrofiscal, divulgado nesta terça-feira (23). As informações são do Metrópoles.


A projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) aumentou para 1,9% em 2023, um aumento em relação à previsão de 1,6% do último relatório. Para 2024, a Fazenda estima crescimento do PIB em 2,3%.

A revisão chega em meio a indicadores de atividade econômica melhores do que o esperado neste primeiro semestre do ano. “O aumento do crescimento esperado para este ano reflete a divulgação de indicadores econômicos com resultados melhores do que os projetados para o primeiro trimestre e para o início do segundo trimestre”, disse a Secretaria no relatório.


A estimativa de crescimento aumentou para os três setores que compõem o PIB, de acordo com os cálculos do governo. A projeção melhorou para o setor agropecuário, indo de crescimento de 10,4% para 11%, graças aos bons números da safra de grãos e ao aumento de exportações de suínos e frangos.
Já a previsão de crescimento para a indústria teve leve alta, de 0,4% para 0,5%. Em serviços, a projeção subiu de 0,9% para 1,3%.


Para 2024, a Secretaria de Planejamento Econômico justificou a projeção afirmando que “as políticas de inclusão social, de combate à pobreza e à fome e de redução da inadimplência devem seguir impulsionando o crescimento, amparadas ainda pelo aumento dos investimentos resultantes do plano de transição ecológica, de parcerias entre o setor público e privado e das medidas para tornar mais eficiente o mercado de capitais”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp