Economia & Mercado

Ibovespa fecha em alta graças ao avanço das ações de commodities e política externa

Pixabay
O índice registrou um aumento de 2,24 nesta terça-feira (29)  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 29/11/2022, às 19h09   José Ivan Neto


FacebookTwitterWhatsApp

Ibovespa, o principal índice da bolsa de valores, fechou em alta nesta terça-feira (29), por conta do otimismo no exterior e os investidores nacionais ainda estarem atentos à procedência da PEC Transição. O indicador encerrou em alta de 1,96%, a 110.909 pontos.

Ações da Vale e da Petrobras, empresas com grande peso na composição do Ibovespa, subiram mais de 4% de acordo com dados preliminares. Tal dado mostra que a valorização do minério de ferro e do petróleo no exterior estão impactando na economia nacional.

Após a série de protestos na China contra a política de Covid zero, que impõe fortes medidas de isolamento e lockdown, as notícias de que o governo do país talvez flexibilize as restrições e acelere a vacinação de pessoas idosas tranquilizaram os mercados, que reagem positivamente, favorecendo os ativos de risco, como o mercado de ações. 

Devido à melhora nas perspectivas no cenário chinês, a cotação do minério de ferro e do petróleo se valorizaram. A China, que é a segunda maior economia do mundo, é uma das principais demandantes dessas commodities. Logo, se a situação no país é confortável, as perspectivas para as commodities também se acentuam. 

A pauta fiscal se tornou um dos fatores mais importantes na economia local. Nesta segunda, a equipe de transição do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apresentou ao Congresso a PEC da Transição, que prevê que o custeio de R$ 600 do Bolsa Família fique de fora do teto de gastos nos próximos quatro anos.

A PEC, para se tornar lei, necessita ser aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp