Economia & Mercado
Existem fortes indicações de que dados confidenciais de beneficiários, pensionistas e cidadãos que recebem auxílios assistenciais foram expostos após vazamento no sistema do órgão. Esta notícia foi confirmada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nessa segunda-feira (24) e divulgada em reportagem do portal g1.
Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.
De acordo com a matéria, “a vulnerabilidade do sistema do INSS foi confirmada ao jornal "Folha de S.Paulo", pelo presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, que publicou reportagem sobre o assunto, e também ao g1”.
Através de uma nota oficial, o órgão comunicou: "O INSS informa que, devido ao aumento de solicitações de informações – detectado pelos setores de monitoramento do INSS e da Dataprev –, o sistema o Suíbe, antes acessível por senha e login por outros órgãos e servidores, teve a sua política de segurança atualizada. Agora, é preciso utilizar certificado digital e criptografia para ter acesso ao sistema", informou o INSS, por meio de nota.
Ainda segundo a reportagem, as senhas expostas foram suspensas em maio, e, agora, é preciso uma validação no sistema por meio de duas etapas, a fim de dificultar ataques fraudulentos.
“O presidente do INSS confirmou por meio da assessoria de imprensa que as reclamações na ouvidoria envolvendo empréstimo consignado caíram para pouco mais de 400 em maio, após a suspensão das senhas. Entre janeiro e março, a média foi de mais de 900 registros de ocorrência por mês. Em abril, recuou para 553”, diz a reportagem.
Classificação Indicativa: Livre
Top de linha
Bom e Barato
Metade do preço
Aparelho top
Imperdível