Economia & Mercado

INSS encerra 2023 próximo à meta de concessão de benefício; confira detalhes

Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Análise remota já corresponde a quase metade das concessões de auxílio-doença do INSS  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 22/01/2024, às 08h53 - Atualizado às 09h29


FacebookTwitterWhatsApp

Dezembro de 2023 encerrou registrando 47 dias relacionados ao prazo médio estabelecido para a concessão de benefícios no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

A informação foi divulgada em reportagem da CNN Brasil, que também noticiou o fato de que esse tempo está próximo à meta do Ministério da Previdência, de alcançar o prazo Constitucional, de 45 dias.

“O cálculo deste período leva em conta os requerimentos que estão no estoque, como aposentadorias, pensões, salário-maternidade e auxílios. Em novembro o tempo médio era de 55 dias”, diz a reportagem.

O ministro da Previdência, Carlos Lupi solicitou ao INSS que busque reduzir esse tempo de concessão para um mês.

O INSS confirmou, durante a reportagem, que a análise remota já corresponde a quase metade das concessões de auxílio-doença. Em dezembro, as concessões via Atestmed somaram 113.501 (47,3%); via perícia, 113.833 (47,4%); via judicial, 12.862 (5,3%).

“Já o estoque de requerimentos — a chamada fila do INSS — caiu de 1,6 milhão para 1,5 milhão em dezembro”, finaliza a reportagem.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp