Economia & Mercado

Ipea revisa projeção de crescimento do PIB brasileiro de 2022; saiba detalhes

José Cruz/Agência Brasil
Revisão feita pelo IPEA reflete bom desempenho do setor de serviços e da indústria, dois dos principais motores da economia em 2022  |   Bnews - Divulgação José Cruz/Agência Brasil

Publicado em 16/12/2022, às 17h43   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revisou de 2,8% para 3,1% a previsão de crescimento para a atividade econômica brasileira neste ano. A nova projeção do órgão representa um avanço de 0,3 ponto porcentual em relação à estimativa anterior.

Segundo documento elaborado pelo Grupo de Conjuntura da Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas do órgão, parte do resultado positivo reflete o bom desempenho do setor de serviços (4,2%) e da indústria (1,7%), classificados como dois dos principais motores da economia em 2022. Já do lado da demanda, o destaque fica com o consumo das famílias: 4%.

Apesar da marca, o Ipea alerta que a tendência ainda é de desaceleração. De acordo com o órgão, a queda do PIB projetada para o quarto trimestre deste ano, de 0,2%, acompanha diversos indicadores econômicos do país, que já apontam para um arrefecimento da atividade econômica.

"O encarecimento do crédito, lado a lado com uma inflação ainda elevada, vem deteriorando a situação financeira das famílias. Com isso, os níveis de inadimplência seguem aumentando, em função do comprometimento cada vez maior da renda familiar com o pagamento de dívidas passadas", afirmou o Ipea.

Mesmo com a recuperação dos rendimentos e o crescimento da massa salarial, fatores apontados como positivos no mercado de trabalho brasileiro, grande parte da queda do desemprego ocorre não pelo aumento da ocupação, mas pela retração da força de trabalho.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp