Economia & Mercado
Publicado em 07/02/2025, às 08h57 Publicado por Vagner Ferreira
É comum, no início do ano, surgirem dúvidas sobre o pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). Segundo informações do G1, a busca por detalhes sobre as opções de pagamento à vista ou parcelado tende a aumentar. No entanto, as vantagens de cada modalidade variam conforme a cidade, com diferenças em regras, prazos, descontos e juros.
O educador financeiro Thiago Godoy explicou à reportagem que, ao escolher a forma de pagamento, o contribuinte deve considerar alguns fatores, como a disponibilidade de dinheiro, o valor do desconto oferecido e a taxa de juros. As prefeituras disponibilizam calendários em seus sites, com datas e modalidades, podendo também oferecer vantagens, como descontos ou isenção de juros, para pagamentos à vista.
Conforme a reportagem, muitos proprietários optam por parcelar o pagamento, mesmo tendo o valor total disponível, para deixar o dinheiro rendendo na conta. No entanto, é importante verificar se o rendimento será superior ao desconto oferecido no pagamento à vista.
Godoy também sugeriu uma análise financeira pessoal, considerando outros gastos do início do ano, como IPVA, materiais escolares, uniformes e eventuais reajustes, para garantir que o valor do IPTU não afete outras contas. Em nenhum caso, o economista recomenda que o contribuinte faça um empréstimo ou busque outro meio de arrecadar recursos para o pagamento do IPTU à vista.
Em relação ao pagamento parcelado, ele alertou para a importância de ficar atento aos vencimentos das parcelas mensais, para evitar o aumento da dívida por causa de atrasos.
Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!
Classificação Indicativa: Livre
Imperdível
Aparelho top
Cozinha Saudável
Tela dobrável
Lançamento com desconto