Economia & Mercado

Líderes do Mercosul e da União Europeia fecham negociações sobre comércio livre; entenda

Hannah Mckay/EPA/Agência Lusa
Anúncio sobre negociações foi feito nesta sexta-feira (6), durante cerimônia em Montevidéu, no Uruguai  |   Bnews - Divulgação Hannah Mckay/EPA/Agência Lusa

Publicado em 06/12/2024, às 10h24 - Atualizado às 10h53   Publicado por Vagner Ferreira



Representantes do Mercosul e da União Europeia (UE) comunicaram nesta sexta-feira (6), durante cerimônia em Montevidéu, no Uruguai, um acordo histórico de livre comércio envolvendo ambos os blocos econômicos. As negociações estavam sendo feitas desde 1999, conforme informações da CNN Brasil.

A cerimônia contou com chefes de estados dos países do bloco sul-americano, incluindo Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Luis Lacalle Pou (Uruguai), Javier Milei (Argentina) e Santiago Peña (Paraguai). Participou também a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen.

O chanceler do Uruguai, Omar Paganini, já havia anunciado na quinta-feira (5) que o acordo entre as delegações tinha sido concluído. 

O resultado das negociações é visto como positivo por especialistas brasileiros, segundo a reportagem, na justificativa de que pode haver avanço na economia do país.

Ainda, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estima um aumento de 1,49% nos investimentos, com acréscimo de 0,46% na economia do Brasil, durante o período de 2024 e 2040.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp